Palmeiras pega o Tijuana no Pacaembu e decide vaga

Palmeiras pega o Tijuana no Pacaembu e decide vaga

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

 

palmeiras_libertadoresDesacreditado, humilhado, rebaixado. Não faltaram adjetivos negativos para falar da queda alviverde no Brasileirão de 2012. Nesta terça-feira, contra o Tijuana, a partir das 22h (horário de Brasília), no Pacaembu, quase seis meses depois do rebaixamento, o Palmeiras tem a chance de virar a página e dar uma prova concreta de que o trabalho de reconstrução está no caminho certo.
Após um empate sem gols no jogo de ida, no México, uma vitória coloca o Verdão nas quartas de final da Taça Libertadores da América, algo visto como improvável pelos críticos no começo do ano. Principalmente pela demora na reformulação: mais de 20 atletas deixaram o clube e apenas dois foram contratados até o início da pré-temporada. O elenco foi completado apenas em fevereiro, após Paulo Nobre assumir a presidência.
 
Com o orçamento comprometido, a nova direção do Palmeiras aposta no sucesso no torneio internacional para ter tranquilidade durante o difícil processo de reorganizar as finanças e colocar ordem na casa. A própria Copa do Brasil, conquistada no meio do ano passado e que deu ao Verdão a chance de retornar à Libertadores, foi vista internamente e até entre torcedores como um acidente de percurso em meio à bagunça administrativa que envolveu o clube nos últimos anos.
 
Diante dos problemas, fazer parte do grupo dos oito melhores times do continente daria confiança ao time para o restante da temporada, além de ser um sinal positivo da nova gestão e, principalmente, serviria para colocar a equipe em vantagem em relação ao rival São Paulo, que mesmo com reforços milionários, como Paulo Henrique Ganso, caiu nas oitavas com duas derrotas para o Atlético-MG.
 
Do outro lado, o Tijuana tenta fazer história em sua primeira participação no torneio. Eliminado da fase final do Campeonato Mexicano, mas dono de boa campanha na Libertadores - foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota na fase de grupos -, o time precisa ter um rendimento melhor do que quando visitou o Corinthians, também no Pacaembu, e perdeu por 3 a 0 na etapa de grupos. A aposta mexicana para surpreender é em um adversário mais aberto. Novo empate por 0 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis; qualquer triunfo ou igualdade com gols classifica os visitantes.
O trio de arbitragem será venezuelano. Juan Ernesto Soto apita a partida e será auxiliado por Jorge Urrego e Carlos Lopez. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo em Tempo Real a partir das 21h30 (horário de Brasília).
 
 
As escalações
Palmeiras: a dúvida sobre como armar o meio-campo parece ter terminado no último treino antes da partida. Na segunda-feira, Kleina colocou Wesley e Tiago Real entre os titulares, mantendo Souza na reserva. Na lateral esquerda, Marcelo Oliveira participou normalmente dos trabalhos, mas, com dores nas costas, pode ser substituído por Juninho. A tendência é que o Verdão entre em campo com: Bruno; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira (Juninho); Márcio Araújo, Charles, Wesley e Tiago Real; Vinícius e Kleber.
 
Tijuana: o técnico Antonio Mohamed já entregou qual será a tática dos Xolos em São Paulo: formação mais fechada que o de costume para explorar as jogadas de velocidade no ataque. A provável formação dos mexicanos tem Saucedo, Ruíz, Gandolfi, Aguilar e Castillo; Pellerano, Arce, Corona (Madueña) e Martinez; Riascos e Moreno.
 
Quem está fora
Palmeiras: Fernando Prass, Vilson, Léo Gago, Patrick Vieira e Valdivia, machucados, não encaram o Tijuana. Leandro, assim como Léo Gago, já atuou pelo Grêmio na Libertadores e não está à disposição da comissão técnica. Ronny foi liberado para resolver problemas particulares em Santa Catarina e também está fora.
 
Tijuana: a única ausência em relação ao primeiro jogo é o lateral Juan Carlos Núñez.
 
Fique de Olho
Palmeiras: contratado para ser a referência do ataque alviverde, Kleber ganhou a difícil missão de substituir Barcos logo em seus primeiros dias de clube. Após um início difícil e uma sequência de lesões, o atacante ganhou a posição de titular no jogo de ida, no México, e agora tenta se firmar na equipe.
 
Tijuana: artilheiro dos Xolos na Libertadores com três gols, Martinez é a aposta dos mexicanos para furar a defesa palmeirense no Pacaembu. Apelidado de "Neymar equatoriano", o meia-atacante chama atenção pelo seu visual e também pelas boas jogadas de velocidade do setor ofensivo do Tijuana.
 
O que eles disseram
Kleber, atacante do Palmeiras: "Nos jogos anteriores, precisávamos vencer e conseguimos. A dificuldade aumenta, mas o jogo vai ser competitivo. Sabemos das dificuldades da Libertadores. O Tijuana é um time complicado, mas trabalhamos bem essa semana".
 
Antonio Mohamed, técnico do Tijuana: "É o momento ideal para mostrarmos que esse grupo quer fazer mais história. Esperamos fazer uma grande partida. Sabemos o que estamos enfrentando, temos experiência de ter atuado no Brasil e agora vamos aproveitar isso nesse novo desafio".
 
Números e Curiosidades
* O Palmeiras fez a melhor campanha do Grupo 2 da Libertadores 2013, com nove pontos ganhos em seis jogos disputados (três vitórias e três empates), seguido por Tigre (nove pontos), Libertad (oito pontos) e Sporting Cristal (oito pontos).
* Já o Tijuana fez a segunda melhor campanha do Grupo 5, com 13 pontos ganhos (quatro vitórias, um empate e uma derrota), mesmo número de pontos do líder Corinthians, e à frente de San José (cinco pontos) e Millonarios (três pontos).
* O Brasil obteve um feito inédito na Libertadores deste ano. Esta foi a primeira vez que um país classificou seis equipes para as oitavas de final da competição continental.
* Campeão em 1999, o Verdão participa pela 15ª vez da Taça Libertadores. O Palmeiras é a segunda equipe brasileira com maior número de participações no torneio, atrás apenas do São Paulo (16). A seguir vem o Grêmio, com 14 edições. 
* Debutante na Libertadores, o Tijuana é uma das equipes mais novas do futebol mexicano, com pouco mais de seis anos de vida. Fundado em 2007, o clube é da cidade de Tijuana na Baixa Califórnia e conquistou seu primeiro título nacional no ano passado.
* O Palmeiras já disputou 79 partidas em São Paulo na história da Taça Libertadores da América, obtendo 49 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, com 162 gols marcados e 76 sofridos.
* No Pacaembu, o Verdão já disputou 20 partidas na história do torneio, com 14 vitórias, três empates e apenas três derrotas. Foram 34 gols marcados e 13 sofridos.
 
Último Confronto
Palmeiras e Tijuana se enfrentaram apenas uma vez na história. No último dia 30 de abril, os rivais abriram as oitavas de final da Taça Libertadores da América com um empate sem gols em jogo disputado no estádio Caliente, no México.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições