Pressionado, Grêmio recebe o Santa Fé por vida nova na Libertadores

Grêmio recebe o Santa Fé por vida nova na Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

Grêmio recebe o Santa Fé por vida nova na LibertadoresApesar de seguir vivo na Libertadores, o clima dentro do Grêmio não é bom. A eliminação para o Juventude, no último sábado, pelo Gauchão, começa a fazer com que conselheiros pressionem a direção para que se demita o técnico Vanderlei Luxemburgo. Nem no próprio torneio continental as atuações vêm agradando. Nesta quarta-feira, a equipe terá mais uma prova de fogo: o Santa Fé, na Arena, no primeiro jogo das oitavas de final da competição prioritária da equipe em 2013.

O curioso é que Luxemburgo, que vive fase de contestação por parte da torcida do Grêmio, não deve sequer comandar o time à beira do gramado. Nesta segunda-feira, a Conmebol puniu o técnico com seis jogos de suspensão pela confusão ocorrida após o empate com o Huachipato, no Chile. O auxiliar Émerson e o zagueiro Grolli também foram punidos, com oito e cinco jogos, respectivamente. O Grêmio tentará diminuir as punições.

Para piorar as coisas, o time não terá seu zagueiro mais confiável, Werley, lesionado, e o seu principal jogador na temporada, o meia Zé Roberto, suspenso. De qualquer forma, há também boas notícias. Na zaga, Cris retorna de suspensão e retoma lugar ao lado de Bressan. No meio, a volta de Elano ao time é muito comemorada. Fora do time há um mês, o articulador enfim se recuperou de lesão no joelho e deve formar dupla com Marco Antônio na armação de jogadas.

De resto, a equipe estará completa. Luxemburgo fechou o treino que definiu o time para o confronto desta quarta, mas a formação deve ser no 4-2-2-2. Barcos, que voltou a marcar no último sábado após quase 40 dias em jejum, formará dupla com Eduardo Vargas na frente.

Após a classificação dramática em Talcahuano, o presidente gremista Fábio Koff deixou claro que o objetivo na Arena será vencer o Santa Fé com uma vantagem que permita ao Grêmio administrar o resultado em Bogotá. No ano passado, a equipe venceu o Millonarios, rival do Santa Fé, por 1 a 0 no Olímpico, mas foi eliminada da Sul-Americana no El Campín após uma derrota por 3 a 1.

Segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, o Santa Fé é o único time que permanece invicto na competição. Nesta etapa inicial, ficou na liderança de um grupo com Tolima, Real Garcilaso e Cerro Porteño, obtendo 14 pontos em seis partidas. O destaque principal da equipe é o meia Omar Pérez, grande articulador da equipe e ótimo nas bolas paradas.

O técnico Wilson Gutiérrez já utilizou cinco esquemas diferentes nesta Libertadores, e usará o sexto na Arena. A equipe atuará num 4-3-1-2, com Pérez sendo o único armador. Isto porque há um sério desfalque: Arias, meia-esquerda de habilidade, velocidade e chute forte, está lesionado. Além dele, o lateral-esquerdo García, também contundido, não viajou a Porto Alegre.

Cristian Borja, conhecido no Brasil por ser o primo do atacante Rentería (ex- Inter e Santos, e algoz gremista pelo Millonarios na Sul-Americana 2012), deve começar a partida no banco de reservas. Os últimos treinos da equipe colombiana, que é atual campeã nacional e lidera o campeonato de 2013, indicaram os velozes Medina e Cuero para formar a dupla de frente, o que indica que o contragolpe será a principal arma da equipe na Arena do Grêmio.

Por sinal, a Arena deve receber seu maior público em 2013. Apesar de o espaço destinado à geral estar ainda fechado até o fim de maio (o que reduz a capacidade de 60 para 52 mil lugares), a expectativa é de um público superior aos 41,5 mil do confronto contra a LDU, em janeiro, maior público em jogos oficiais do estádio até agora. Com quase todos os ingressos vendidos dois dias antes do jogo, a direção gremista espera ao menos 45 mil torcedores para empurrarem o time no confronto desta quarta.

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO X SANTA FÉLocal: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) Data: 1º de maio de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina) 
Assistentes: Diego Bonfa e Iván Nuñez (ambos argentinos)

GRÊMIO: Dida; Pará, Cris, Bressan e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Marco Antônio; Vargas e Barcos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SANTA FÉ: Vargas; Roa, Valdés, Meza e Acosta; Torres, Bedoya, Anchico e Pérez; Cuero e Medina.
Técnico: Wilson Gutiérrez

*Com Gazeta

 

 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições