Relembre os 10 maiores jogos do centenário clássico Fla-Flu

Relembre os 10 maiores jogos do centenário clássico Fla-Flu

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Francisco De Laurentiis

Neste sábado, o famoso clássico Fla-Flu comemora 100 anos de seu primeiro jogo, realizado em 07/07/1912 - vitória tricolor por 3 a 2. Ao todo, são 379 jogos disputados, com 136 vitórias do Flamengo, 119 do Fluminense e 124 empates. Neste século de muita rivalidade, partidas épicas marcaram época, como o famoso \"Fla-Flu da lagoa\", a despedida de Zico com goleada rubro-negra e a conquista tricolor com gol de barriga de Renato Gaúcho. 

No domingo, Flamengo e Fluminense escrevem mais uma página na história do clássico, já que as equipes se enfrentam pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. Antes do 380 duelo entre os rivais, relembre os 10 maiores Fla-Flus da história:

07/07/1912 - Fluminense 3 x 2 Flamengo - Começa a história centenáriaApós ver uma dissidência tricolor fundar o departamento de futebol do rival da Gávea, o Fluminense não deu bola e venceu o primeiro Fla-Flu de todos os tempos. Edward Calvert, logo no primeiro minuto, foi o responsável por anotar o primeiro gol do clássico, eterninando seu nome na centenária história do duelo. O recém-criado time do Flamengo ainda lutou, mas não foi páreo para o adversário. No final, Fluminense 3 x 2 Flamengo. A partir daí, contruiu-se uma história espetacular, em um dos derbies mais famosos do futebol brasileiro e mundial.

23/11/1941 - Flamengo 2 x 2 Fluminense - O \"Fla-Flu da lagoa\"Esse não foi o clássico mais técnico da história, mas sem dúvida foi o marcante em termos de emoção. O Flamengo precisava vencer o Fluminense para ser campeão carioca, mas saiu perdendo por 2 a 0. O time rubro-negro arrancou o empate através do lendário Pirillo, e precisava de apenas mais um tento para levantar a taça. Para ganhar tempo, os tricolores passaram a chutar bolas na lagoa Rodrigo de Freitas (ao lado do estádio da Gávea, onde a partida foi disputada), até que a partida acabasse por falta de pelotas.

Quando a última bola caiu na lagoa, o Flamengo colocou seu time de remadores para resgatá-las, em um momento épico. Com a ajuda do time de remo, a partida até prosseguiu e o time rubro-negro pressionou até o fim, mas não conseguiu o gol da virada. O Fluminense, que terminou com um a menos e também com o heróico goleiro Batatais jogando mesmo com a clavícula deslocada, sagrou-se campeão carioca de 1941.

24/03/1943 - Fluminense 5 x 1 Flamengo - A maior goleada tricolor

Pouco mais de 30 anos depois do primeiro clássico, o Fluminense conquistou aquela que até hoje é sua maior goleada sobre o rival: 5 a 1, pelo Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro. Maracaí (3), Carreiro e Adílson foram os reponsáveis por detonar o rubro-negro em 1943. O time tricolor, aliás, já venceu três outras vezes por quatro gols de diferença - porém, nunca marcando cinco gols em cima do rival como no Torneio Relâmpago.

10/06/1945Flamengo 7 x 0 Fluminense - A maior goleada rubro-negra
A resposta flamenguista pela goleada de 1943 veio pouco mais de dois anos depois, durante partida do Torneio Municipal. Um estrondoso 7 a 0 causa até hoje pesadelos nos tricolores, naquela que é ao mesmo tempo a maior goleada do Flamengo em cima do rival e também do centenário clássico Fla-Flu. Adílson (3) e Tião (2) foram em grande parte responsáveis pelo massacre, mas o nome do jogo foi mesmo Pirillo, que tinha o rival como uma de suas vítimas favoritas. Ele fez quatro gols e lavou a alma rubro-negra.

15/12/1963 - Flamengo 0 x 0 Fluminense - O maior público da história

A final do Campeonato Carioca de 1963 teve o maior público da história do estádio do Maracanã: 177.656 pagantes, com 194.603 presentes - mais gente até do que na final da Copa do Mundo de 1950. O time da Gávea entrou em campo precisando de um empate para levantar a taça, enquanto os tricolores buscavam a vitória a todo custo. Os dois times disputaram os lances com muito cuidado em todo seu primeiro tempo, com o Fla mais preocupado em se defender e o Flu querendo o gol, mas sem coragem de se lançar totalmente.

No segundo tempo, o Fluminense decidiu procurar a vitória a qualquer custo. A equipe entrou em campo com uma tática ofensiva mais declarada, passando a predominar no ataque, enquanto o rival procurou se manter na defesa. Os últimos dez minutos foram dramáticos, com os tricolores pressionando e os rubro-negros afastando de todas as maneiras. Após o apito final, o 0 a 0 garantiu o título flamenguista e a cidade do Rio de Jeneiro foi pintada de vermelho e preto. Foi o fim de um jejum de oito anos sem conquistas estaduais do Fla.

11/12/1983 - Fluminense 1 x 0 Flamengo - Assis, o carrasco
Flamengo, Fluminense e Bangu formaram o triangular que decidiu o Campeonato Carioca de 1983. O time tricolor empatou com o Bangu em sua estreia, e precisava vencer o rival rubro-negro a todo custo para ainda sonhar com o título. A partida seguia em um tenso 0 a 0 e a torcida flamenguista já cantava \"é campeão\" quando Assis, então apenas um atacante recém-contratado pelo time das Laranjeiras, fez explodir o Maracanã.

Aos 45 minutos do segundo tempo, ele recebeu lançamento de Delei, invadiu a grande área e fez o gol da vitória do Fluminense, levando os torcedores tricolores ao delírio. Assis se tornaria a partir daí um dos maiores ídolos da história do Flu, e também um dos grandes personagens do clássico Fla-Flu. Além da grande vitória, o time tricolor ainda se sagrou campeão carioca daquele ano após o Flamengo vencer o Bangu por 2 a 0, deixando a taça de presente para o rival.

16/02/1986 - Flamengo 4 x 1 Fluminense - Zico e Sócrates detonam o Flu
No Fla-Flu que abriu o Campeonato Carioca de 1986, duas lendas do futebol brasileiro, Zico e Sócrates, jogaram pela primeira vez juntos com a camisa do Flamengo. O adversário seria a \"Máquina Tricolor\", então tricampeã estadual e campeão brasileira de 1984. No Maracanã em polvorosa, Zico, então sofrendo com lesões, ouvia a torcida do Fluminense chamá-lo de \"bichado\", principalmente em referências às dores no joelho que atormentavam o craque - que havia feito quatro gols no rival cerca de 10 anos antes, em sua melhor atuação no clássico.

Em campo, o esquadrão rubro-negro formado por Leandro, Jorginho, Mozer, Andrade, Sócrates, Zico, Adílio e Bebeto destruiu o Fluminense por 4 a 1, com três gols do \"Galinho\" -  que ainda deu assistência para Bebeto completar o placar. Ao final do jogo, a massa rubro-negra cantava ensandecida: \"Recordar é viver, o Zico acabou com você!\". Enquanto isso, o camisa 10 do Flamengo chorava sem parar no vestiário, num desabafo àqueles que diziam que sua carreira estava acabada.

02/12/1989 - Flamengo 5 x 0 Fluminense - A despedida de Zico
Pouco mais de três anos após detonar o Fluminense em uma das grandes atuações de sua carreira, Zico fez sua despedida oficial dos gramados em outro Fla-Flu. Não foi no Maracanã lotado, porém: em um jogo de Campeonato Brasileiro que valia pouca coisa, os rivais se enfrentaram em Juiz de Fora-MG. Mas Fla-Flu sempre é Fla-Flu, e o resultado desta partida também ficou marcado na centenária história do clássico.

Fazendo muito sacrifício para jogar, já que vinha há tempos sofrendo com lesões musculares e no joelho, Zico fez de falta, sua marca registrada, o primeiro tento da goleada por 5 a 0. Ele ainda deu assitência preciosa para Renato Gaúcho fazer o segundo do Fla. Aos 7 minutos do segundo tempo, já não aguentando mais ficar em pé, o \"Galinho de Quintino\" pegou a bola do jogo em suas mãos e foi substituído, deixando orfãos milhões de rubro-negros. Os torcedores do Flamengo, porém, ainda se deliciaram com mais três gols em cima do rival.

25/06/1995 - Fluminense 3 x 2 Flamengo - De barriga para o título
O Campeonato Carioca de 1995 foi decidido em um octogonal final. Na última rodada do returno, o Flamengo, líder, precisava apenas de um empate contra o Fluminense para sagrar-se campeão estadual no ano de seu centenário. A partida, porém, começou desastrosa para o time rubro-negro, com o rival abrindo 2 a 0. Em uma reação espetacular, porém, a equipe de Gávea buscou o empate e aproximou-se do título. Aos 42 minutos do segundo tempo, a torcida flamenguista soltou o grito: \"É campeão!\".

Mas eles não contavam com a estrela de Renato Gaúcho. Ou melhor, com a barriga do craque. Após receber lançamento pela direita, o meia Aílton entortou Charles Guerreiro e bateu para o gol. A bola ia para fora, mas bateu na barriga de Renato Gaúcho e entrou, naquele que é talvez o gol mais lembrado da centenária história dos Fla-Flus. Vitória do Fluminense, campeão carioca de maneira antológica em pleno centenário do rival.

12/08/2009 - Fluminense 0 x 0 Flamengo - O primeiro Fla-Flu internacional
O Fla-Flu de 12 de agosto de 2009 não foi exatamente uma partida épica. Pelo contrário: deu até sono. Mas ficou marcado na história do clássico por ter sido o primeiro clássico disputado em uma competição internacional. Os rivais se enfrentaram pela primeira fase da Copa Sul-Americana, e a primeira partida ficou no 0 a 0. No segundo duelo, novo empate, desta vez por 1 a 1, com os tricolores avançando devido ao gol marcado \"fora de casa\" (os dois jogos foram no Rio de Janeiro, mas o Fla tinha o mando da partida de volta). O Flu chegaria até a final da competição, mas acabaria derrotado pela LDU, do Equador.

 


Leia também: Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições