MENU

República Checa vence a anfitriã Polônia e avança para as quartas da Euro

República Checa vence a anfitriã Polônia e avança para as quartas da Euro

Atualizado: Sábado, 16 Junho de 2012 as 8:28

Após ser goleada na primeira rodada pela Rússia, a República Checa se recuperou e se classificou para as quartas de final da Euro. A equipe comandada pelo goleiro Petr Cech venceu a dona da casa Polônia por 1 a 0 e avançou na primeira colocação do Grupo A.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

O meia Jiracek marcou o único gol da partida, no segundo tempo. Com o resultado, a República Checa chegou a seis pontos e eliminou a Rússia, algoz na primeira rodada. No outro confronto do grupo, a Grécia venceu os russos por 1 a 0, somou quatro pontos e avançou na segunda posição.

Mesmo se classificando no primeiro lugar no Grupo, a República Checa conseguiu um feito inédito na história da Euro, pois é a primeira vez que uma seleção avança como líder de um grupo com saldo negativo, um gol negativo no caso dos checos.O jogo

Precisando obrigatoriamente da vitória para se classificar, a Polônia começou melhor a partida, trocando passes em seu campo ofensivo. Logo no segundo minuto de jogo, após confusão na área, Dudka tentou uma bicicleta e mandou a bola para fora.

Aos dez minutos, Lewandoski fez linda jogada, tabelou com Muraswski, mas na hora de finalizar, não caprichou e chutou a bola para fora. A República Tcheca parecia satisfeita com o empate e apenas assistia os polôneses jogarem. Aos 21 minutos, o lateral esquerdo Boenish chutou com perigo de fora área e Cech fez boa defesa. Porém, depois dos 30 minutos, os tchecos acordaram e passaram a controlar a posse de bola. Daí em diante, a Polônia não chegou mais com perigo e a República Tcheca tentava chegar apenas com chutes de longa distância.

Na volta do intervalo, a República Tcheca percebeu que só o empate não bastava para aclassificação, já que naquele momento a Grécia vencia a Rússia, e passou a ser mais agressiva. Já os donos da casa, não conseguiam trocar mais do que dois passes sem errar. Depois de diversos chutes sem direção e boas defesas do goleiro Tyton, finalmente, aos 27 minutos do segundo tempo, em contra-ataque rápido, Jiracek recebe ótimo passe de Baros, limpa o zagueiro e finaliza na saída do goleiro polonês, abrindo o placar.

Após levar gol, os donos da casa foram para o tudo ou nada e passaram a jogar ofensivamente, enquanto os tchecos assustavam apenas em contra-ataques. Porém, faltava aos poloneses uma infiltração maior na área, fato que não aconteceu até o final do jogo. Em apenas um lance, a Polônia chegou com perigo ao gol tcheco: no último minuto Lewandoski perdeu grande chance. Final: República Tcheca 1 a 0 Polônia. Com esse resultado e a vitória da Grécia sobre a Rússia, a Republica Tcheca terminou em primeiro lugar na chave com seis pontos, enquanto a Polônia amargou a lanterna do Grupo A com 2 empates em 3 jogos.

FICHA TÉCNICA -República Checa 1 x 0 Polônia
Eurocopa 2012 - grupo A - 3ª rodada 
Local: Estádio Municipal, em Wroclaw (POL)
Data: 16 de junho de 2012, sábado)
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Craig Thompson (ESC)
Assistentes: Alasdair Ross e Derek Rose (ambos ESC)
Cartões amarelos: Limberský e Plasil (RTC), Perquis, Blaszczykowski e Polanski (POL)

GOL
REPÚBLICA CHECA: Jiracek, aos 27 minutos do segundo tempo

REPÚBLICA CHECA: Cech; Selassie, Kadlec, Sivok e Limbersky; Plasil (Rezek), Pilar, Hubschaman, Kola e Jiracek(Rajtor); Baros(Pekhart) Técnico: Michal Bílek

POLÔNIA: Tyton, Boenisch, Wasilewski, Perquis, Piszczek, Dudka, Polanski (Grosicki), Obraniak, Murawski (Mierzejewski), B?aszczykowski, Lewandowski Técnico: Franciszek Smuda



Leia também: GUIAME

veja também