Sem Alex, Coritiba vence o Grêmio e cola na ponta

Sem Alex, Coritiba vence o Grêmio e cola na ponta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:06

grêmio x coxa

O grande destaque do Coritiba não esteve em campo. Nada que fizesse diferença para a equipe na noite desta quinta-feira. Sem Alex, o Coxa foi a Porto Alegre e venceu o Grêmio por 1 a 0, gol de Deivid, pela 12ª rodada do Brasileirão, impondo ao adversário a primeira derrota em casa no campeonato. E mais: com três zagueiros, aplicou um verdadeiro “nó tático” na equipe de Renato Gaúcho. A partida na Arena foi marcada por muito erros por parte dos donos da casa, vaias por parte dos torcedores e aplicação tática dos visitantes.

O Coritiba manteve o terceiro lugar, com 23 pontos, um a menos que os líderes Cruzeiro e Botafogo. O Grêmio, por outro lado, caiu para a décima posição, com 16 pontos.

Na próxima rodada, o Tricolor gaúcho encara o Bahia, na Fonte Nova, às 18h30m de domingo. O Coritiba joga no mesmo dia, mas às 16h, contra o Vasco, no Couto Pereira.

Tricolor abusa dos erros

Renato tinha a fórmula para colocar em campo nesta quinta-feira. Usou o 3-5-2 no Gre-Nal e foi bem. Para encarar o Coxa, no entanto, mudou. Colocou, também pela primeira vez, três volantes em campo. Desta vez, sem sucesso. O Grêmio enfrentou um Coritiba bem organizado em campo, escalado com três zagueiros, como os donos da casa haviam atuado no domingo. Enquanto os paranaenses se defendiam bem, os gaúchos abusavam dos erros. De passes, de cruzamentos, de lançamentos, de domínio de bola...

E foi assim que apareceu o gol de Deivid. Alex Telles foi o primeiro a errar. Riveros, o segundo. Dentro da área, toda a zaga. Aos nove minutos, Victor Ferraz avançou pela direita e cruzou para o camisa 9, totalmente sozinho, de cara para Dida. Ele teve apenas o trabalho de colocar a bola para dentro das redes. Chance aproveitada do Coxa. Erro coletivo do Tricolor, 1 a 0 para os visitantes.

O lance deixou o Grêmio nervoso, e o time pouco conseguiu chegar ao ataque. O Coritiba, com o placar a seu favor, se defendia com qualidade. Até mais da metade do primeiro tempo, mais nenhum trabalho para ambos os goleiros. Os anfitriões foram acordar apenas aos 28, quando Alex Telles mandou uma cobrança de falta na trave superior. Dois minutos depois, Barcos ganhou de Emerson e Leandro Almeida, em jogada individual, e chutou cruzado para boa defesa de Vanderlei. Aos 39, o último grande lance. Kleber arriscou e mandou uma bomba de fora da área, mas não levou grande perigo.

Vaias gremistas, vitória do Coxa

O segundo tempo começou da mesma forma como o anterior havia acabado: com muitos erros por parte do Grêmio, e chances para o Coritiba. A primeira ocorreu logo aos três minutos. Bressan errou na saída de bola, na entrada da área, e deu de graça para o adversário. Geraldo aproveitou, obrigando Dida a espalmar. Na sequência, nova boa chegada. Emerson arriscou, e Souza tirou pela linha de fundo.

A torcida gremista, impaciente, vaiou, xingou, reclamou, levantou das cadeiras da Arena, abriu os braços. Nada que fizesse seu time melhorar de atuação. O Coxa, por outro lado, manteve a tática que funcionou nos 45 minutos iniciais. Defendeu-se e aproveitou as chances oferecidas pelo Grêmio para chegar com perigo ao ataque. Dida foi o melhor jogador tricolor na partida. Não fosse por ele, o resultado poderia ter sido ainda melhor para os visitantes.

Lucas Coelho perderia ainda a chance do jogo para o Grêmio. Aos 36, viu a bola passar limpa, com o gol aberto a sua frente. Não conseguiu empurrar para dentro das redes, após cruzamento de Kleber. Não passou de um sopro de esperança tricolor diante da supremacia alviverde.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições