TV aberta ignora início da série B do Brasileirão

TV aberta ignora início da série B do Brasileirão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

 

palmeiras série bA Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira. E a competição não mobiliza as TVs Globo e Band, detentoras dos direitos de transmissão. As emissoras abertas vão ignorar as primeiras rodadas por priorizarem basicamente a final da Liga dos Campeões neste sábado e duelos do São Paulo pela Série A do Brasileiro em três finais de semana consecutivos. O início da trajetória do Palmeiras é opção apenas para o pay-per-view.
 
A estreia do alviverde na competição, sábado às 16h20, contra o Atlético-GO, em Itu, perdeu espaço por conta da final da Liga dos Campeões no mesmo dia às 15h45, em Londres. As duas emissoras optaram pela decisão europeia, sendo que a Band vai passar VT na íntegra do confronto palmeirense no domingo às 10h30.
 
A tática da Band será repetida na terceira rodada da Série B, quando novamente o Palmeiras terá o duelo contra o América-MG,  dia 1 de junho, televisionado somente em pay-per-view. Band e Globo optaram por transmitir o confronto entre Atlético-MG e São Paulo, em Minas Gerais, no mesmo dia e hora.
 
O São Paulo é quem ofusca o Palmeiras na decisão das emissoras. Além de ter o duelo da primeira rodada da Série A, contra a Ponte Preta, neste domingo às 16h, com transmissão ao vivo, a Globo vai passar os dois confrontos do time (contra Atlético-MG e Grêmio) aos sábados pelas rodadas 3 e 5. A Band ainda trabalha com a hipótese de trocar a transmissão de São Paulo x Grêmio dia 8 de junho por Sport x Palmeiras, no Recife, pela 5ª rodada da Série B.
 
A Série B não tem as rodadas de meio de semana transmitida pela TV aberta. Com isso, Palmeiras x Oeste, em Itu, pela 7ª rodada da competição será o primeiro confronto televisionado por Globo e Band. O jogo acontece apenas no dia 6 de julho, após a pausa de quase um mês para a Copa das Confederações.
 
A preparação da seleção brasileira para o torneio Fifa também influenciou na decisão das emissoras abertas em ignorar o início da Série B. Amistosos foram marcados para os domingos dias 2 e 9 de junho.  E como a Globo vai televisionar os jogos do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou as rodadas 3 e 5 da Série A para o sábado, data padrão da segunda divisão nacional no final de semana.
 
A rejeição das emissoras abertas frustra o departamento de marketing do Palmeiras, que trabalhava com a possibilidade de ver a Globo televisionar todos os jogos do time aos sábados na Série B, a exemplo do ocorrido com o Corinthiansem 2008.
 
Temos que mostrar para a emissora (Globo) a importância de incluir o Palmeiras na grade de programação. Precisamos trabalhar com a intenção de um volume de exposição maior do que o atual”, afirmou Marcelo Giannubilo, ao ser apresentado como diretor de marketing do clube em março.
 
Longe da TV Aberta a Série B começa nesta sexta-feira com quatro jogos. O Sportv anuncia as transmissões ao vivo de Oeste x Avaí, às 19h30, em Itápolis-SP, e Paysandu x ASA, em Paragominas-PA, às 21h50, para todo o Brasil, menos nas cidades em que os jogos serão realizados. O canal fechado passa o jogo do Palmeiras na segunda rodada da competição, terça-feira, diante do ASA, em Arapiraca-AL.
 
REBAIXADOS SÓ TÊM REDUÇÃO NA VERBA DE TV NA 2ª TEMPORADA NA B
Os clubes que possuem contrato com a Globo para transmissão de suas partidas no Campeonato Brasileiro e são rebaixados para a Série B seguem recebendo o mesmo valor no ano posterior a queda. Se seguir na segunda divisão, porém, a equipe passa a receber 75% do valor integral A partir do terceiro ano é que a cota cairá para 50%. No quarto ano, o montante a ser recebido será de 25%.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições