Uruguai goleia a Jordânia e fica mais perto de vaga para Copa

Uruguai goleia a Jordânia e fica mais perto de vaga para Copa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:04
uruguai
De pouco adiantou a Jordânia mobilizar seus torcedores, que lotaram o International Stadium, em busca do sonho de uma inédita vaga na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, em Amman, tradição e técnica falaram mais alto, e o Uruguai encaminhou sua classificação. Sem muito esforço, a Celeste venceu a seleção árabe por 5 a 0 pela repescagem mundial e pode até perder por quatro gols de diferença, na próxima quarta, no Estádio Centenário, em Montevidéu, que ainda assim carimbará o passaporte para o Brasil. Maxi Pereira, Cristian Stuani, Cristian Rodríguez, Cavani e o botafoguense Lodeiro marcaram.
 
O Uruguai disputa a repescagem mundial porque foi o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas - Argentina, Colômbia, Chile e Equador garantiram vaga diretamente no torneio. A Jordânia tem a segunda chance por ter ganhado o confronto entre os terceiros colocados dos dois grupos da quarta fase do qualificatório asiático, contra Uzbequistão - do continente, conseguiram a classificação direta Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.
 
Mesmo com a torcida inflamada no acanhado International Stadium, a Jordânia não ameaçou o Uruguai em campo. Desde os minutos iniciais, os uruguaios souberam impor seu melhor toque de bola e tiveram paciência para chegar ao ataque. 
Apesar do nítido excesso de vontade do time árabe, o jogo começou lento, com raras chances de gol. Quando chegou à frente, no entanto, o Uruguai soube aproveitar bem. Aos 21, a dupla de ataque funcionou. Suárez cruzou na medida para Cavani, que cabeceou forte para o gol. Maxi Pereira aproveitou o rebote do goleiro e colocou os sul-americanos em vantagem. 
 
Apesar do gol, a torcida seguiu confiante num pouco provável feito histórico da Jordânia. No entanto, um novo gol uruguaio, pouco antes do fim da etapa inicial, foi a ducha de água fria. Aos 41, Lodeiro, que não vive bom momento no Botafogo, mas foi um dos destaques do Uruguai, deu lindo passe para Cristian Stuani, que bateu na saída do goleiro para ampliar.
 
Na volta do intervalo, a Jordânia até ameaçou esboçar reação. Hassan desperdiçou uma chance incrível, e logo depois Al-Laham pediu pênalti em lance polêmico. Pouco para quem precisava de gols para ir à Copa do Mundo.
Sem afobação e com a classificação encaminhada, o Uruguai usou o toque de bola para transformar a vitória em goleada. Aos 24, Cavani recebeu na área, driblou o goleiro e tocou para trás. Livre, Lodeiro mandou para o fundo da rede. Aos 32, após cruzamento da direita, Cristian Rodríguez chutou forte e marcou o quarto. Aos 46, o golpe final. Em linda cobrança de falta pela meia esquerda, perto da área, Cavani bateu com categoria, acertando o ângulo oposto, selando o triunfo que deixa a classificação bem encaminhada. Ao que tudo indica, a campeã do único Mundial disputado até agora no Brasil vai voltar.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições