Vacilantes, líderes do Brasileirão tentam reencontro com vitória

Vacilantes, líderes do Brasileirão tentam reencontro com vitória

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
Vacilantes, líderes do Brasileirão tentam reencontro com vitóriaO tema equilíbrio do Campeonato Brasileiro é recorrente, pode soar como justificativa de jogador que torcedor não engole, mas também é inevitável vez por outra. A chegada da 15ª rodada nos conduz ao fato mais uma vez, principalmente ao analisar o topo da tabela. Apesar de não deixarem as três primeiras posições há um mês, com a liderança variando de mãos, Botafogo, Cruzeiro e Coritiba caminham a passos curtos recentemente. Mesmo assim, não são alcançados e mantêm um certo ar de regularidade aos menos atentos. Mas, se não entrarem nos eixos, podem deixar embolar tudo outra vez. A começar por este fim de semana.
 
Somado ao Grêmio, último representante do G-4 e o único em ascensão, o trio obteve quatro vitórias, cinco empates e três derrotas nas três rodadas anteriores, aproveitamento consolidado de 47,2%, bem abaixo do nível deste grupo na competição. E os confrontos não são nada fáceis: o Alvinegro visita a Portuguesa, que, embora em 18º lugar, não perde há três partidas; a Raposa recebe o Vitória, que é o quinto; o Coxa duela fora de casa com o Corinthians, sexto e em viés de alta; e os gaúchos têm o Vasco e seu caldeirão em São Januário pela frente.
 
Na rabeira, São Paulo e Náutico prolongam o jejum e ampliam a diferença entre os extremos. Mesmo se triunfarem, não saem da zona de rebaixamento. A preocupante situação, com mais de um terço do campeonato passado a limpo, pode começar a ser revertida contra dois cariocas: o Tricolor encara o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, e o Timbu mede forças com o Flu, que periga despencar para a degola em caso de derrota na Arena Pernambuco e combinação negativa de resultados.
 
Ponte Preta x Goiás fazem a única partida mais morna, com ambos no meio da tabela, enquanto Inter e Atlético-MG jogam por objetivos distintos - entrar no G-4 e fugir de perto do Z-4, respectivamente. Atlético-PR x Criciúma, em condições semelhantes, fecha a rodada.
 
NÁUTICO X FLUMINENSE
SÁBADO - 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
Típico jogo em que se destaca como a ótima oportunidade para ambos se reabilitarem. O mandante, por encarar um adversário de peso mas em baixa, que não vence há quatro jogos e inicia uma crise sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O visitante, por sua vez, se agarra ao fato de só ter perdido uma dessas partidas em questão, ainda que não esteja convencendo em campo e tenha ficado sem várias peças importantes por lesão. E, claro, o Flu visita o último colocado com o status de campeão brasileiro e com nomes de Seleção como Cavalieri, Jean e Fred. Desde que trocou o Aflitos pela Arena Pernambuco, porém, o Náutico sofre para se impor e perdeu (três) mais do que ganhou (duas), algo outrora fora de cogitação em sua trajetória.
 
Cartola FC: com o Timbu de técnico novo - Jorginho (C$ 7,57) -, uma das mexidas deve ser a entrada do atacante Rogério (C$ 12,94), que tem a melhor média de pontos entre os prováveis titulares. Se confiar mais no Flu, Fred (C$ 20,86) e Jean (C$ 15,05) estão de volta da Seleção e podem fazer a diferença para os visitantes.
Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rembrandt Júnior e Edinho.
Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o primeiro confronto entre Náutico e Fluminense foi disputado em 1955? No amistoso, jogado na Ilha do Retiro, o Timbu goleou por 4 a 1.
 
CRUZEIRO X VITÓRIA
SÁBADO - 18H30M - MINEIRÃO
Um dos duelos mais interessantes da rodada ocorre no Mineirão. Dono de um futebol ofensivo (é o melhor ataque da competição) e de qualidade, a Raposa não deve ter vida fácil com Maxi Biancucchi e companhia. No entanto, o segredo da força baiana costuma estar restrito ao Barradão. Longe de seus domínios, o Leão só superou o lanterna Náutico e caiu quatro vezes. A aposta mais certa seria no time de Marcelo Oliveira. Com as surpresas desse Brasileirão e a fase meio capenga do Cruzeiro (vem de uma derrota e um empate), trata-se de mais um prognóstico complicado...
 
Cartola FC: na Raposa, o volante Nilton (C$ 23,77) vem ficando mais caro rodada a rodada por conta da alta pontuação. É um jogador que tem sido acima da média nas roubadas de bola e finalizações, sem contar os quatro gols que fez neste campeonato. É aposta cara, porém segura. Pelo lado rubro-negro, vale lembrar que Maxi Biancucchi (C$ 20,40) volta ao time, e, se achar que o Leão segura o rival, o goleiro Wilson (C$ 11,99) pode ser boa aposta.
Na TV: PremiereFC 1: Bacchin Júnior e Bob Faria.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Pedro Martinelli Christino (PR).
Você sabia que... a média de gols nas partidas pelo Brasileiro entre estas duas equipes é de 3,1 gols? Foram 89 em 28 jogos, sendo 56 da Raposa e 33 do Leão.
 
VASCO X GRÊMIO
SÁBADO - 21H - SÃO JANUÁRIO
Ainda mais indefinido parece o confronto deste sábado à noite, no Rio. O Tricolor gaúcho vive melhor fase e arrancou para o G-4 em apenas duas rodadas, já que, há 10 dias, o técnico Renato Gaúcho dava explicações sobre a péssima atuação na derrota para o Coritiba, em casa. O embalo promete ser páreo duro contra a equipe de Dorival Júnior, que, devagarinho, mostra evolução e perdeu só um jogo nos últimos sete. O problema são os empates no período: quatro. Mas com a volta de Juninho e a vontade cada vez maior de dar um salto na classificação, o fator campo pode fazer diferença.
 
Cartola FC: aposta certa para a 15ª rodada, Juninho Pernambucano (C$ 10,10) volta ao time titular após cumprir suspensão no meio de semana. O atacante André (C$ 15,45) foi mal contra o Santos e ficou um pouco mais barato. No time tricolor, Barcos (19,98) vem fazendo os seus golzinhos, enquanto o lateral Alex Telles (C$ 9,93) já deu duas assistências no Brasileirão.
Na TV: PremiereFC 1: Júlio Olíveira e Roger Flores.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gomes Barroca (RN).
Você sabia que... o Grêmio não vence o Vasco no Rio há 19 anos? São 11 jogos neste período. A última vez foi no Brasileirão de 1994, por 2 a 0, dois gols de Ciro. 
 
FLAMENGO X SÃO PAULO
DOMINGO - 16H - MANÉ GARRINCHA
Doze títulos do Brasileirão no gramado do Maracanã, neste domingo. Mas um duelo que não lembra os melhores dias de Flamengo e São Paulo. Menos mal para o Rubro-Negro, que é o 11º e esboça uma reação com quatro rodadas sem sentir o sabor da derrota. Em contrapartida, são três empates, em cenário semelhante ao do rival Vasco, o que o impede de subir. Já o Tricolor, em parafuso, sonha com o dia em que voltará a vencer. São dois meses e meio de insucessos e o castigo da penúltima posição, com 10 pontinhos. Entra como azarão, em um dos piores momentos de sua história, mas precisa ser respeitado por nomes como Ceni e Jadson. Vai que uma hora acorda e dispara...
 
Cartola FC: desde que estreou no Fla há dois jogos, André Santos (C$ 14,86) vem correspondendo positivamente no fantasy game. E ainda é um lateral que joga no meio, o que o deixa como ótima opção para deixar o seu time mais ofensivo. Outro "lateral" é a dica do Tricolor Paulista. Rodrigo Caio (C$ 14,97) joga em várias posições e, atualmente como zagueiro, vem mantendo alta média de pontos. Mesmo atuando fora de casa, é um risco válido.
Na TV: Globo para SP, RJ (menos capital), MG, ES, RS, SC, GO, MT, MS e Regiões Norte e Nordeste: Cléber Machado, Walter Casagrande e Leonardo Gaciba; PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... o Flamengo nunca perdeu pelo Brasileirão em Brasília? Foram dez partidas, com cinco vitórias e cinco empates.
 
CORINTHIANS X CORITIBA
DOMINGO - 16H - PACAEMBU
A melhor defesa do torneio (sofreu seis gols) disparada poderia marcar um encontro com Alex, um dos melhores jogadores da temporada. Mas o meia alviverde está machucado, e sua ausência tem deixado marcas no time de Marquinhos Santos. Uma derrota e um empate em casa seguidos, esfriando a empolgação da torcida, que já sonhava com o bicampeonato nacional. O objetivo ainda é palpável, mas é necessário melhorar já. O poderoso Corinthians, multicampeão nos últimos anos, avança a passos largos e já não é superado há sete rodadas. Virou favorito para o duelo na teoria. A conferir a prática no Pacaembu.
 
Cartola FC: tem que se aproveitar quando um bom pontuador cai de preço e, para a 15ª rodada, um desses casos é o do corintiano Ralf (C$ 19,23). Exímio ladrão de bolas, ele dificilmente repete duas atuações irregulares em sequência. Com o Coxa bem desfalcado, vale também escalar um atacante alvinegro. Guerrero (C$ 9,24) volta da seleção peruana cheio de gás e, se for confirmado como titular, é um dos favoritos a balançar as redes.
Na TV: Globo para PR: Luiz Augusto Xavier e Dida; PremiereFC 3: Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Nadine Camara Bastos (SC).
Você sabia que... o Timão bateu op Coxa duas vezes na competição de 2012? Os resultados foram 2 a 1 em Curitiba e 5 a 1 no Pacaembu.
 
PONTE PRETA X GOIÁS
DOMINGO - 16H - MOISÉS LUCARELLI
Macaca e Esmeraldino talvez sejam os dois maiores exemplos do sobe e desce em 2013. Já beliscaram a parte de cima da tabela, esboçando um rótulo de sensação, mas também amargaram a ameaça da região da degola. Hoje, a Ponte está nessa situação, a apenas um ponto do Z-4 e precisa lutar contra o prejuízo. Nada melhor do que se reabilitar antes da virada do turno - e em casa. Porém, se vacilar, o gordinho Walter, em grande fase no ataque esmeraldino, pode ser decisivo. Vários dos últimos pontos conquistados pelo Goiás têm sua assinatura, como no golaço contra o Flamengo no empate em 1 a 1, no Serra Dourada, na última quarta-feira.
 
Cartola FC: jogando em casa, a Ponte tem que atacar e o artilheiro William (C$ 16,76) não vem decepcionando a torcida. Além do mais, o atacante ainda tem a melhor média de pontuação de todo o elenco do clube de Campinas. Pelos esmeraldinos, Walter (C$ 7,63) é um Bom e barato que não sai do time de muito cartoleiro experiente. Vale ainda apostar no lateral William Matheus (C$ 7,49), que volta ao time e costuma ir bem em duas estatísticas: roubadas de bola e faltas sofridas.
Na TV: PremiereFC 5: Osvaldo Luís e Renato Leal.
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Você sabia que... os mandantes têm levado ampla vantagem no confronto entre Ponte e Goiás pelo Brasileirão? Em 2003, 2004 e 2005, temporadas dos últimos seis embates, sempre o time da casa saiu vencedor. 
 
PORTUGUESA X BOTAFOGO
DOMINGO - 16H - CANINDÉ
Há pouco tempo, seria barbada afirmar que o Alvinegro voltaria do Canindé com os três pontos. O conjunto da equipe de Oswaldo de Oliveira, aliado à técnica de Seedorf e Vitinho, iriam desequilibrar. O alto nível do Glorioso, líder, ainda é notado, mas os adversários têm dado a vida para evitar as derrotas. Por isso, são três empates consecutivos. Já a Lusa vive seu melhor momento na competição. São três partidas sem perder, seu principal feito até aqui. Caso vença neste domingo, aliás, pode escapar da zona de rebaixamento. Mas a dupla de frente, Diogo e Gilberto, está suspensa. Na verdade, são, ao todo, 12 jogadores fora de ação, entre zagueiros e meia também. Talvez o goleiro-artilheiro Lauro tenha que entrar em ação novamente, seja debaixo dos paus ou ajudando a balançar as redes...
 
Cartola FC: a Lusa está bem desfalcada, mas, se achar que o fator casa pode pesar, a regularidade do lateral Luis Ricardo (C$ 9,26) pode ser o ponto de equilíbrio da equipe paulista. No entanto, com o líder do outro lado, talvez seja melhor concentrar mais dicas nos visitantes. O goleiro Jefferson (C$ 17,95), o meia Seedorf (C$ 20,29) e o atacante Rafael Marques (C$ 19,44) estão entre os bons pontuadores do time carioca. Pelo conjunto da obra, outra dica é deixar o comando da sua equipe com o técnico Oswaldo de Oliveira (C$ 12,11).
Na TV: Globo para o Rio de Janeiro (capital) e DF: Luis Roberto, Caio Ribeiro e Renato Marsiglia; PremiereFC 4: Henrique Gudi e Ivan Andrade.
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG) apita o jogo, auxiliado por Katiuscia Berger Mendonça (SC) e Bruno Boschilia (PR).
Você sabia que... a Lusa venceu quatro dos últimos seis jogos que fez contra o Botafogo? No geral, porém, a vantagem é alvinegra: 14 a 12.
 
BAHIA X SANTOS
DOMINGO - 18H30 - ARENA FONTE NOVA
Depois da meteórica arrancada entre a terceira e a 11ª rodadas, quando somou 18 pontos, vem ladeira abaixo com três derrotas diretas. A marcação encaixada e o faro de gol de Fernandão pararam no caminho, e o duelo com o Peixe virou crucial para o julgamento dos torcedores, que já começaram a perder a paciência com o mau rendimento recente. Os paulistas, aliás, vêm de longo período sem vencer, estão em 16º lugar, mas têm dois jogos a menos, fruto da excursão à Espanha que rendeu o vexame da goleada para o Barcelona, por 8 a 0. Desde então, só empate e derrota. Teremos dois times com pouca confiança em campo.
 
Cartola FC: toda a ação ofensiva tricolor se concentra em Fernandão (C$ 10,67). O atacante se desvalorizou na rodada passada e é uma boa opção para dar uma reforçada nos cofres, desde que ele corresponda em campo. Se confiar em surpresa do Alvinegro Praiano, vá de Cícero (C$ 13,55). O meia finaliza bastante e pode ajudar a vencer a defesa baiana.
Na TV: PremiereFC 1: Thiago Mastroiani e Darino Sena.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE).
Você sabia que... Bahia x Santos entrou para a história do torneio nacional com o jogo de maior número de gols? Foi em 2003, um 7 a 4 na Fonte Nova - igual a Corinthians 10 a 1 Tirandentes, há 30 anos.
 
INTER X ATLÉTICO-MG
DOMINGO - 18H30M - BEIRA-RIO
Dois dos melhores elenco do Brasil em choque. Cada vez mais recheado de jogadores de renome, o Colorado ainda busca afirmação no Brasileirão para comprovar a qualidade do elenco que deu a Dunga. Em sétimo, com 21 pontos, vem de dois empates, o último deles em um partidaço contra o Botafogo. Antes de abocanhar a Libertadores, o Galo provavelmente garantiria o duelo como o mais aguardado da rodada. Mas sua queda de rendimento diminuiu essa expectativa, ainda que a recuperação já possa ser vista. Porém, são cinco das seis derrotas fora. Em 15º lugar, o time de Cuca quer se afastar logo da degola para não ter que viver um drama no fim do campeonato, quando estará de malas prontas para o Mundial no Marrocos.
 
Cartola FC: Leandro Damião (C$ 20,51) voltou com tudo ao comando do ataque colorado e, em quatro jogos, têm uma média de 9,05 pontos por rodada. O meia Alex (C$ 16,65) chegou há pouco, mas também vem sendo boa aposta no game. O adversário, porém, é o campeão da América, que tem caras como Ronaldinho Gaúcho (C$ 19,08) e Jô (C$ 12,82) em seu time. Dicas óbvias e que raramente decepcionam.
Na TV: SporTV (menos RS) e PremiereFC 2: Jorge Vinícius e Batista.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... há um desequilíbrio no duelo entre os clubes desde que os pontos corridos foram estabelecidos? São 18 jogos, com dez vitória gaúchas, sete empates e um triunfo do Galo somente.
 
ATLÉTICO-PR X CRICIÚMA
DOMINGO - 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
Invicto há sete rodadas, o Furacão dá todos os motivos para sua torcida lotar o estádio neste domingo. Segundo melhor ataque do Brasileirão e chance de entrar no G-4 são quase utopias para quem começou trocando de técnico e visitando o Z-4. Com o embalo, entra como favorito. Pela frente, os paranaenses terão um rival que só ganha em casa. O desafio do Tigre é acabar com essa escrita, sob pena de não largar o incômodo posto na região da degola. A última vitória, 3 a 0 sobre o Náutico, pode servir de incentivo.
 
Cartola FC: o Furacão só cresce de produção e a zaga é um ponto de referência com Manoel (C$ 18,12), que, mesmo jogando na defesa, sofre muitas faltas. O atacante Éderson (C$ 15,60) deve ser confirmado entre os titulares e precisa mostrar serviço para ganhar novamente a posição. Apesar da má campanha como visitante, se achar que o Tigre vai mudar esse panorama neste fim de semana, a dica é o volante João Vitor (C$ 12,27), que vai bem na parte defensiva e ajuda o ataque.
Na TV: PremiereFC 3: Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Alessandro Rocha de Matos (BA).
Você sabia que... as duas últimas vezes em que o Atlético-PR recebeu o Criciúma em Curitiba terminou em goleada? Nada menos do que 5 a 2 e 6 a 1 para o time da casa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições