Vasco e Libertad-PAR se enfrentam após polêmica

Vasco e Libertad-PAR se enfrentam após polêmica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

O Vasco entra em campo, nesta quarta-feira, contra o Libertad-PAR em clima de decisão. Uma vitória contra os paraguaios iguala a pontuação das duas equipes, que passariam a dividir a liderança do Grupo 5, e deixa bem encaminhada a classificação para as oitavas de final.

Porém, um tropeço no último jogo em casa na primeira fase pode deixar o clube carioca em situação complicada, já que teria a obrigação de vencer seus dois jogos fora - Alianza Lima-PER e Nacional-URU, para ter chances de avançar.

Além disso, o clima que envolve a partida é de muita tensão, provocada pela polêmica sobre atitudes racistas que a torcida do Libertad teria cometido contra Dedé e Renato Silva no confronto da semana passada, em Assunção. O duelo tem início às 22h (horário de Brasília) e será disputado em São Januário.

O Libertad desembarcou no Rio na terça-feira com o discurso de que o Vasco não informou ao clube qualquer incidente e, por isso, nenhuma atitude foi tomada. Eles procuraram minimizar o caso, dizendo que vieram ao Brasil apenas para jogar futebol.

Com quatro pontos, o Vasco ocupa a segunda posição do grupo. O Libertad, com sete, é o líder, mas pode perder o posto justamente para o Gigante da Colina, que, em caso de vitória, iguala a pontuação dos paraguaios, mas pode os ultrapassar no saldo de gols (hoje, o Vasco tem saldo 0 e o Libertad, 4).

A Rede Globo transmite a partida ao vivo para RJ, MG (menos Ituiutaba e Uberlândia), SC, DF, GO, SE, AL, PB, RN, PI, MA e toda a Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O colombiano Wilmar Roldán apitará o duelo. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Wilmar Navarro e Alexander Guzman.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão não quis divulgar a equipe que vai a campo nesta quarta, mas o treinador deixou claro que pretende contar, nem que seja como opção para o segundo tempo, com os recém-recuperados Rômulo, Allan e Eder Luis. Juninho, que jogou no domingo, também vai atuar. O Vasco deve ir a campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa (Rômulo), Juninho (Allan) e Felipe; Willian Barbio (Eder Luis) e Alecsandro.

Libertad: Pressionado por bons resultados, Burruchaga não fará mudanças drásticas em relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Vasco, em Assunção, na semana passada. A provável escalação será formada por Muñoz, Bonet, Bizera (Bareiro), Benegas e Samudio; Aquino, Cáceres, Santana e Civelli; Gamarra e Menéndez.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: suspenso por ter recebido o cartão vermelho no último jogo, Diego Souza está fora da partida. Kim, que se recupera de problemas musculares, e Carlos Tenório, que rompeu o ligamento do tornozelo, também não jogam.
Libertad: o atacante Nuñez é o único jogador que não está à disposição do técnico Burruchaga. Ele levou cartão vermelho no último jogo, justamente contra o Vasco.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Eder Luis voltou bem ao time, mostrando muita disposição. Embora ainda precise ganhar ritmo de jogo, o “motorzinho” da equipe promete ser uma boa opção pelos lados do campo.
Libertad: o volante paraguaio Victor Cáceres está nos planos do Flamengo para reforçar o time na janela de transferências internacionais que abre em agosto.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Tem que estar atento e concentrado com as situações que envolvem o jogo. Eles mostraram (no último jogo) que têm respeito pelo Vasco e aqui não vai ser diferente. Eles devem vir com uma equipe fechada jogando nos contra-ataques. Quando isso acontece tem que ter cuidados. Temos que estar bem conscientes na partida para não oferecer facilidades ao Libertad”.

Burruchaga, técnico do Libertad: “Vamos fazer a partida que mais nos convenha. Devemos estar atentos e ordenados quando tivermos a posse de bola. Se ganharmos, estaremos classificados, mas não precisamos surpreender ninguém. O Vasco tem uma margem menor que a nossa nesse jogo”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Ao longo da história, o Vasco enfrentou equipes paraguaias em 17 ocasiões, obtendo sete vitórias, quatro empates e seis derrotas.

* Na história da Libertadores, o time cruz-maltino atuou 29 vezes no Rio de Janeiro, obtendo 15 vitórias, nove empates e cinco derrotas. A partida contra o Libertad será a sétima em São Januário em 2012. Nesses jogos em casa, o time somou quatro vitórias, um empate e uma derrota.

* Vasco e Libertad se enfrentaram quatro vezes na história. Os três primeiros jogos foram amistosos realizados no Rio de Janeiro e, o último, aconteceu na semana passada em Assunção, pela Libertadores..

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Libertad se enfrentaram pela última vez na semana passada. O jogo de ida pela fase de grupos da Libertadores, em Assunção, terminou empatado em 1 a 1. Diego Souza abriu o placar para o time da Colina, mas Nuñez empatou para os anfitriões. A partida, válida pelo Grupo 5, foi marcada por muita tensão, empurrões e discussões. Curiosamente, os autores dos dois gols foram expulsos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições