Zagallo aceita briga por vice-presidência da CBF

Zagallo na CBF: "Vão ter que me engolir de novo"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

Mário Jorge Lobo Zagallo entrou com força na briga pela vice-presidente da região “Centro-Sul” da CBF. Em coletiva realizada na sede da Federação Carioca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Velho Lobo mostrou estar disposto a entrar na briga contra Marco Polo del Nero pelo cargo na entidade. Com termos que o marcaram no passado, como o “vão ter que me engolir” e sempre lembrando a Seleção Brasileira, o ex-jogador admitiu que pretende ajudar na formação do grupo que vai disputar a Copa do Mundo de 2014.

Na conversa com os jornalistas, Zagallo enumerou suas conquistas e admitiu que 2014 poderá ser sua última Copa ajudando a CBF dentro ou fora das quatro linhas. Emocionado, o Velho Lobo afirmou que a Seleção não pode perder a competição pela segunda vez dentro de casa na história do futebol.

- Estou pensando no Brasil, num Brasil vitorioso, não o de 50, mas o de 2014. Eu gostaria de terminar a minha carreira como campeão mais uma vez. Sou um brasileiro que já é quatro vezes campeão do mundo e gostaria de encerrar bem no Maracanã em 2014. Quero voltar a colocar a bandeira do Brasil para cima. Vamos nós. E vocês vão ter que me engolir mais uma vez – afirmou Zagallo.

Zagallo aproveitou para afirmar que pode ser útil ao técnico Mano Menezes na formação da Seleção Brasileira que vai disputar a Copa. Porém, criticou a formação da equipe que, segundo ele, ainda não é um time pronto.

- Vi que poderia ser útil à equipe que vai se lançar na Copa. Seria útil demais mesmo sendo vice-presidente. O futebol brasileiro ganharia com isso. Seria a minha última Copa do Mundo e ninguém no meu lugar teria condições de colaborar com a comissão técnica porque tenho um conhecimento de causa para poder chegar, arrumar e mostrar tudo. Temos que vencer essa Copa. Não podemos perder. Essa é a minha grande oportunidade. E última de levar o Brasil ao hexacampeonato – disse o Velho Lobo.

Acompanhado dos filhos, Mário César e Paulo Jorge, Zagallo diz não temer que a sua imagem fique arranhada em caso de uma derrota nas eleições contra Marco Polo del Nero para ser o vice-presidente da CBF.

- A minha imagem já está mais do que feita. Sempre falo, vestindo a amarelinha, sou o melhor do que qualquer um que vá representar a vice-presidência da CBF. De modo que vamos ter que encarar essa situação toda e esperar o resultado final.

Zagallo se lembrou dos atletas que atuaram ao seu lado no passado. De Pelé a Zito... De Carlos Alberto a Didi... O Velho Lobo afirmou ainda que atualmente o time canarinho tem apenas um atleta de destaque: Neymar. Porém, ele preferiu não comentar o trabalho de Mano Menezes.

- Se eu dissesse alguma coisa nesse momento não seria bom. Poderia falar algo, tomar atitudes, se de fato, o convite para ser vice da CBF passasse a valer realmente. A partir daí é que eu teria força para falar com a comissão técnica sobre o assunto futebol. O tempo está indo embora – afirmou Zagallo.

Na coletiva, Rubens Lopes aproveitou para afirmar que a indicação de Zagallo nada tem a ver com a briga política que acontece na CBF, mas sim pela amizade de longa data que tem com o Velho Lobo.

- Lá se vão mais de 20 anos de amizade. Vamos falar só 20 porque vão descobrir as nossas idades. Já sofremos muito no Bangu juntos e essa amizade vem de longo tempo. Temos toda a certeza e tranquilidade de ter feito um julgamento pessoal muito bom. Essa indicação não surgiu apenas por conta da CBF.

Zagallo brincou ainda com os anos que passou no colégio até se formar em técnico de contabilidade. Tudo para mostrar que tem capacidade para assumir o cargo de vice-presidente da CBF.

- Sou técnico em contabilidade. Estudei durante 13 anos para chegar a essa formação. Para chegar aos 13, não foi fácil. Na minha vida, também comecei do zero e cheguei aonde eu cheguei. Quero ser novamente o Zagallo que eu fui como jogador, treinador e coordenador. As coisas burocráticas eu estarei lá vendo, aprendendo... Mas estou pensando mesmo na Seleção Brasileira. O que me faz estar aqui é por tudo o que conquistei. Papel, carimbo... Não é o momento.

Expectativa por desistência de SP ou interferência de Marin

Surpresa com a indicação de Marco Polo del Nero, a Federação Carioca está à espera de uma desistência do candidato paulista. Segundo Rubens Lopes, o dirigente está quebrando um acordo sacramentado em 1989 pelos então presidentes Eduardo Farah e Eduardo Vianna.

- Espero que com o transcurso do tempo o presidente da Federação Paulista tenha uma crise de consciência. Espero que ele reflita sobre quem não cumpre acordo, quem não honra a palavra... Temos duas possibilidades: que o Marin o convença a tirar a candidatura ou que ele repense sua atitude.

Rubens Lopes voltou a comentar a atitude de São Paulo, que teria descumprido um “acordo de cavalheiros”.

- Acreditávamos que o Zagallo seria levado à assembleia como candidato único. Ainda vamos conversar com o Marin e com o presidente da Federação Paulista. Ainda não tivemos essa oportunidade – explicou.

O dirigente afirmou ainda que, no passado, a pedido de São Paulo, o Rio de Janeiro abriu mão de indicar o candidato para que José Maria Marin fosse nomeado o vice-presidente da região “Centro-Sul”.
- O presidente deve estar com crise de amnésia. Agora, nós estamos diante de dois caminhos: referendar um nome intocável ou alguém referendar uma pessoa que não cumpre acordo, não cumpre palavra. A consciência de cada um é que vai optar pelo que quer como representante na CBF – finalizou.
A expectativa da Federação Carioca é que a eleição para a vice-presidência da CBF seja marcada o mais rápido possível. O colégio eleitoral é formado pelas 27 federações filiadas à entidade e pelos 20 clubes da Série A.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições