Zagueiro do Avaí leva 5 jogos de suspensão por racismo

Racismo na Série B: zagueiro do Avaí leva 5 jogos de gancho

Fonte: Terra.comAtualizado: quarta-feira, 15 de outubro de 2014 às 17:40

O zagueiro Antônio Carlos, do Avaí, foi suspenso por cinco jogos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), além de ser multado em valor estimado em R$ 10 mil após chamar o atacante Francis, do Boa Esporte, de "macaco" em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. O julgamento aconteceu na noite da última terça-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ainda cabe recurso da decisão.

O episódio de injúria racial ocorreu no confronto entre Avaí e Boa Esporte-MG, pela 26º rodada. O placar apontava 1 a 0 para o time catarinense quando Francis perdeu disputa de bola no ataque e caiu em seguida. Assim que ele levantou, Antônio Carlos partiu para cima do atacante e chamou o adversário de "‘macaco do c...".

As imagens da transmissão do duelo flagraram o lance. Após o jogo, o atleta do clube mineiro registrou o Boletim de Ocorrência em uma delegacia de Florianópolis. A partida terminou 2 a 0 para o Avaí.

Antônio Carlos foi denunciado pela Procuradoria por infração ao artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O defensor compareceu ao STJD, negou ter ofendido o rival e disse que a palavra proferida foi "malaco", gíria que signifca "malandro".

O atacante do Boa Esporte disse que o adversário pediu desculpas pessoalmente após tomar conhecimento da gravidade do fato. "Houve a jogada e a gente se chocou em um lance normal. Acabei caindo e ele (Antônio Carlos) veio xingar. Ele veio e me chamou de 'macaco do c...'. O companheiro dele percebeu a ofensa e tentou me acalmar. Ele inclusive veio me pedir desculpas após tomar conhecimento da gravidade do que tinha falado", disse ao tribunal.

O Avaí é o terceiro colocado da Série B, com 52 pontos. Já o Boa Esporte está na sexta colocação, tendo somado 44 pontos.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições