Ateu que nega a existência de Deus através do Facebook pode pegar até 11 anos de prisão

Facebook: Ateu escreve que Deus não existe e é levado preso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

Alex Aan é um ateu da Indonésia que postou a frase 'Deus não existe' em seu Facebook. Ele, que também modera uma página voltada aos ateus, pode ser sentenciado a até 11 anos de prisão por quebrar a lei anti-blasfêmia da mais populosa nação muçulmana.

A publicação de Alex foi feita junto com uma foto de Maomé. Ele foi agredido, detido e acusado de blasfêmia. Embora a Indonésia possua leis para a liberdade de religião, elas só se aplicam a pessoas de seis crenças: Islã, Catolicismo, Protestantismo, Budismo, o Hinduísmo e o Confucionismo.

Insultar a principal religião do país pode render uma sentença de 5 anos, e a sentença por espalhar mensagens blasfêmicas pode somar mais 6 anos. 

Acredita-se que Aan é o primeiro indonês a ser julgado sob a filosofia de estado, que requer a crença em Deus. O governo não permite a não crença em Deus, conforme salientado no relatório do Departamento Internacional de Liberdade Religiosa dos Estados Unidos.

Leia também:

'É demônio puro', diz pr. Marcos Pereira sobre acusações

Justiça proíbe reconstrução do templo da Renascer que desabou em 2009

“Ele demonstrou sua intenção de se converter ao Islamismo, porém, ele não fez declarações de fé. Nem mesmo se ele converter-se, não poderia livrar-se das acusações, devido seu ato de blasfêmia”, disse o chefe da polícia de Jakarta, Chairul Aziz.

Algumas pessoas chegaram a pedir a decaptação de Aan em sua página do Facebook.

O ateu, que revelou ter sido agredido por um grupo de detentos ao saber da blasfêmia, está sob regime de prisão preventiva aguardando o veredito.

“O que Alex ‘fez’ foi exercitar sua liberdade de expressão," disse Taufik Fajrin, um de seus cinco advogados que o representa em seu caso. "Iremos fazer nosso melhor para libertá-lo, mas só espero que receba o mínimo da sentença. Promover os direitos humanos aqui é difícil, porque você enfrenta fanáticos e culturalistas radicais. Mesmo nós, como seus advogados, estamos preocupados que radicais venham ao nosso escritório ou casas e nos apedrejem. Isso é um desafio."


com informações do Christian Post

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições