Palestra "Não desista nunca!", de Jim Collins, abre Summit Edição Especial

Palestra de Jim Collins abre Summit Edição Especial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

Jim Collins é autor, consultor e pensador de negócios. O líder teve uma de suas palestras apresentada ontem (28) durante a edição especial do Summit ocorrida em São Paulo.

O The Global Leadership Summit é a maior conferência para líderes no mundo inteiro, ano passado chegou a acontecer em 85 países e este ano no Brasil o evento está previsto para acontecer em 35 locais.

O movimento é formado por seguidores de Cristo dedicados, sérios e comprometidos em levar Sua mensagem transformadora ao mundo todo. Independentemente da diversidade de culturas, raças, línguas, denominações e profissões, o objetivo dos líderes desse movimento é maximizar e expandir o impacto positivo da sua liderança, sendo a sua esfera de influência grande ou pequena.

O tema da palestra de Jim Collins foi: "Não desista nunca!".

Em meio ao assunto falou-se sobre os erros mais comuns de organizações em estado de declínio e o que os líderes poderiam fazer para inverter a situação e voltar a prosperar.

Jim baseou-se em estudos e dados para chegar à conclusões sobre como as empresas declinam.

O líder ressaltou 5 estágios do declínio mas deu esperanças a quem está preocupado quanto aos negócios: "O declínio pode ser revertido", disse.

Estágio 1 - Arrogância excessiva

A causa se dá quando a pessoa possui uma grande autoconfiança e não se dá conta de que decisões ruins, mesmo com boas intenções, ainda são decisões ruins.

Analisando vários grandes líderes, Jim chegou à conclusão de que a única coisa que a maioria deles tinha em comum era a humildade, esse seria o diferencial para o crescimento pessoal. Ressaltou ainda que muitos desses líderes chegaram onde estão sem ao menos perceberem, com naturalidade justamente por serem humildes.

Estágio 2 - A busca indisciplinada por mais

É necessário regular o crescimento e colocar as pessoas certas nos cargos-chave. A ganância pode derrubar, explicou o líder.

Estágio 3 - Negação de perigo

É a fase em que a pessoa percebe os problemas existentes dentro da empresa mas se nega a enxergá-los, pois aparentemente está tudo indo bem. Jim Collins alerta: "Nunca confunda fé com fatos".

Estágio 4 - A luta desesperada pela salvação

Jim fala que a busca pela salvação da empresa é primordial mas deve-se tentar melhorar aos poucos.

Estágio 5 - A empresa vai à falência

O líder resalta que é possível chegar ao estágio 4 e mesmo assim conseguir voltar a ser uma grande empresa, porém quando se chega ao estágio 5 a situação é mais irreversível.

Depois de explicar os cinco estágios, Jim conclui que sucesso e dinheiro não são suficentes para manter uma boa empresa, as empresas bem sucedidas seriam, então, aquelas que não vendem a "alma", aquelas que não abrem mão de seus valores e propósitos normalmente se mantém no mercado: "Nossos valores são inegociáveis", diz Jim sobre o pensamento dessas empresas.

Leia também:

Summit edição especial inspira a liderança


SUMMIT NO BRASIL

Locais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Diadema, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, Itabuna, Itu, João Pessoa, Joinville, Manaus, Maringá, Natal, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Gonçalo, São Luiz, São Paulo e Teresina. 

Data: De 18 de outubro a 15 de dezembro de 2012

Custo: O preço varia entre R$ 60,00 a R$ 120,00, dependendo da cidade (inscrição inclui guia do participante e coffe break)

Inscreva-se pelo site: willowcreek.org.br

 

 

 

Por Larissa Lessa


 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições