MENU

Mundo

A mina nos deixa doente, conta chileno que trabalhou na San José

A mina nos deixa doente, conta chileno que trabalhou na San José

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

"Não tinha nenhuma segurança. É um trabalho que deixa doente". É assim que Miguel Lemos, de 39 anos, descreve os três anos que foi funcionário da mina San José - a mesma em que ficaram presos os 33 mineiros resgatados nesta terça e quarta-feira. Para ele, o deslizamento que provocou a 'prisão' dos homens foi resultado de um 'mau trabalho'.

"Eles trabalham de oito a 12 horas sem comer. Quer dizer, podem levar comida, mas lá não há nada e não nos oferecem nada. Eu já quebrei dois dedos e um dente. Nunca me ajudaram com isso. Não me arrependo de ter deixado de ser mineiro. Fazendo bicos eu ganho mais e não me arrisco", contou ele, sentado na calçada da rua em que também moram os mineiros resgatados Pedro Contreras e Carlos Bugueño.

Miguel conhece vários dos mineiros resgatados e contou que, apesar de uma situação de trabalho difícil, o convívio entre eles era agradável. "Não acredito que deva ter havido algum problema muito grande de convivência. Muitos deles já se conheciam e se davam bem."   Sobre o momento do acidente, ele diz que primeiro sentiu raiva e pena e que pensou que todos estavam mortos. "Fui direto pra mina quando soube. Era muito sofrimento, angústia. Mas quando descobrimos que estavam todos bem, foi uma alegria imensa."

O chileno parou de trabalhar na San José em 2007, quando a mina foi fechada após a morte de um mineiro . A reabertura ocorreu em maio do ano seguinte. Agora, uma comissão de investigação analisa se houve falhas na fiscalização para a permissão de reabrir.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, prometeu nesta quinta-feira uma reforma trabalhista   após o que chamou do “milagre do acampamento Esperança”. Segundo a imprensa local, ele reiterou que a legislação trabalhista mudará e se aperfeiçoará aos “padrões internacionais”. Após o fim da operação de resgate, na quarta, Piñera havia dito que um acidente semelhante ao que envolveu os mineiros “nunca mais poderia acontecer” no Chile.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições