MENU

Mundo

Acordo nuclear é oportunidade que não se repetirá, diz presidente do Irã

Acordo nuclear é oportunidade que não se repetirá, diz presidente do Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta terça-feira (8), em Istambul, que o acordo nuclear alcançado por seu país com o Brasil e a Turquia é ''uma oportunidade única'' que não voltará a aparecer e se repetir.

Em entrevista antes do início de uma cúpula regional da qual participam 18 países asiáticos, Ahmadinejad disse aos Estados Unidos que se trata de ''uma oportunidade que não voltará a se repetir'' caso não seja aproveitada, informou a imprensa turca.

Brasil e Turquia fecharam recentemente um acordo com o Irã, pelo qual Teerã se compromete a entregar à Turquia 1,2 tonelada de urânio enriquecido a 3,5%, para recuperar um ano depois 120 kg do material enriquecido a 20% para um reator.

O acordo não satisfez os EUA, que estão pressionando para impor uma nova rodada de sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente iraniano também afirmou que o ataque israelense à frotilha mostrou ''a natureza cruel e bárbara de Israel''.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, tiveram um café da manhã de trabalho antes do início da cúpula, que tem o controvertido programa atômico de Teerã como um dos principais assuntos a tratar.

A Conferência sobre Interação e Medidas de Construção de Confiança na Ásia (CICA, na sigla em inglês) nesta terça será dominada pelo ataque israelense à frota que se dirigia a Gaza e pelo programa nuclear iraniano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições