MENU

Mundo

Africano escala 40 metros em árvore e enfrenta abelhas por mel

Africano escala 40 metros em árvore e enfrenta abelhas por mel

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

O centro-africano Tete já se acostumou a se aventurar pelas alturas das copas de árvores com mais de 40 metros de altura em busca de um cobiçado tesouro que compartilha com a família: mel.

Para chegar até esse tesouro, Tete enfrenta não somente o perigo da escalada, mas também os ataques das abelhas furiosas, que tentam evitar a intromissão em sua colmeia.

A escalada de árvores altas para a coleta de mel é uma tradição do povo Bayaka, que vive nas florestas da bacia do Congo, na República Centro-Africana.     A história de Tete é contada em um dos programas da série da BBC Human Planet, que mostra povos de vários lugares do mundo que enfrentam riscos na luta por sobrevivência.

O programa da Human Planet sobre florestas, que vai ao ar nesta quinta-feira na Grã-Bretanha, também mostra imagens inéditas de uma tribo de índios que vivem isolados no Estado do Acre, perto da fronteira com o Peru.

Cordas e tacape

Ao chegar à copa da árvore, Tete se equilibra sobre os galhos

Na floresta centro-africana, Tete escala o tronco de uma árvore com a ajuda somente de cordas e um tacape. Na parte de baixo, sua mulher e seus filhos o observam, apreensivos.

Ao chegar à copa da árvore, Tete deixa para trás a segurança das cordas e tem que seguir até o local das colmeias equilibrando-se sobre os galhos. Um passo em falso levaria a uma queda cujo desfecho seria a morte certa.

'Ao escalar árvores grandes, você precisa eliminar o medo de seu coração', explica Tete sobre sua técnica.

'Se você tiver medo, vai cair', diz ele. 'Muitos amigos meus já morreram fazendo isso.'

Coragem

Tete tem consciência do perigo que corre para coletar o mel, mas o povo Bayaka acredita que é a coragem que os transforma em homens.

Além disso, o açúcar é um bem escasso na floresta, e o mel é um dos melhores nutrientes que ele pode prover à sua família.

'Tete é o melhor', diz sua mulher. 'As crianças não temem por ele. Só têm orgulho dele', afirma.

A 40 metros de altura, ao se aproximar de seu tesouro, Tete passa a ser atacado pelas abelhas. A rapidez é essencial para que ele chegue à colmeia e colete o mel antes de ser tomado pelo enxame.

'Mel é bom, muito bom. Meu marido tem um grande coração. Ele sempre me traz mel.', comemora sua mulher ao se deliciar com o presente de Tete.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições