MENU

Mundo

Ajuda humanitária de navio da Líbia começa a entrar em Gaza

Ajuda humanitária de navio da Líbia começa a entrar em Gaza

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

A ajuda humanitária líbia, que chegou no último dia 15 no navio "Al Amal" ao porto egípcio de Al Arish, a 45 quilômetros de Gaza, começou a entrar neste domigo por terra à faixa palestina através das passagens de Rafah e de Kerem Shalom.

Uma fonte do governo egípcio, citada pela agência de notícias estatal "Mena", explicou que o primeiro caminhão com remédios entrou em Gaza pela passagem de Rafah, enquanto outros 15 veículos com alimentos chegaram pelo cruzamento de Kerem Shalom, a três quilômetros do primeiro.

O navio "Al Amal", fretado pela ONG Caridad Internacional e Associação de Desenvolvimento, dirigida por um filho do líder líbio, Muammar Kadafi, manteve na semana passada uma queda-de-braço com navios de guerra israelenses que evitavam que se aproximasse da costa de Gaza.

No final o capitão do cargueiro, com bandeira da Moldávia, desistiu e decidiu dirigir-se no dia 14 rumo ao porto de Arish, uma das principais rotas de entrada da assistência humanitária que Gaza, que sofre um bloqueio desde junho de 2007, recebe.

Segundo a imprensa egípcia, a entrada da carga humanitária na faixa palestina foi atrasada pela negativa da tripulação do navio de que a ajuda fosse introduzida pela passagem de Al-Awja, 50 quilômetros ao sul de Rafah, como foi proposto a princípio pelas autoridades egípcias.

A embarcação transportava 2.000 toneladas de ajuda humanitária e partiu da Grécia no dia 10 de julho tendo como destino o porto de Arish, segundo o manifesto de carga, embora já em alto-mar o capitão e a tripulação tenham reconhecido que se dirigiam diretamente a faixa palestina.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições