MENU

Mundo

Al-Qaeda anuncia morte de seu principal líder no Afeganistão

Al-Qaeda anuncia morte de seu principal líder no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A rede al-Qaeda anunciou nesta segunda-feira (31) a morte de Mustafa Abu al-Yazid, líder da organização no Afeganistão e considerado o terceiro em sua hierarquia, como informou um site que rastreia grupos terroristas islâmicos. Ele teria sido morto por mísseis de um avião norte-americano não-tripulado.

Segundo o Intelligence Group, vários dos fóruns muçulmanos mais importantes que costumam publicar mensagens de líderes da al-Qaeda deram a informação.

Yazid, um egípcio de 55 anos, era considerado o comandante da al-Qaeda no Afeganistão, onde os talibãs realizam constantes atentados contra as tropas internacionais. Ele também contralava as finanças da al-Qaeda.

Sem informar da circunstância da morte, o site investigativo diz também que vários parentes de Yazid, como sua mulher e três de suas filhas, estão mortos.

O egípcio está em vários vídeos na internet, nos quais faz ameaças de todo tipo contra os Estados Unidos e lança chamadas constantes à jihad (guerra santa).

Em junho do ano passado, declarou que a al-Qaeda pretendia roubar as armas nucleares do Paquistão e usá-las contra os EUA, em entrevista publicada no site do canal de TV ''Al Jazira''.

Yazid chegou a ser preso por envolvimento no assassinato do presidente egípcio Anwar el-Sadat, em 1981. Pouco depois do atentado contra a opositora Benazir Bhutto, em dezembro de 2007, disse ter matado ''um ativo muito valioso dos EUA''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições