MENU

Mundo

Andris Berzins vence eleição indireta para presidente da Letônia

Andris Berzins vence eleição indireta para presidente da Letônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

O ex-banqueiro Andris Berzins foi eleito nesta quinta-feira (2) presidente da Letônia com 41 dos 53 votos, impedindo assim a reeleição do atual mandatário, Valdis Zatlers. A eleição foi realizada de maneira indireta entre os membros do Parlamento.

Berzins, de 66 anos, teve o apoio da Aliança dos Verdes e Fazendeiros, partido integrante da coalizão que governa a Letônia, país de 2,2 milhões de habitantes.

O novo presidente dirigiu na década de 1990 o banco letão Unibanka, comprado pelo grupo sueco SEB quando a Letônia ingressou na União Europeia (UE), em 2004.

    Andres Berzins dá entrevista nesta quinta-feira (2) em Riga (Foto: AP)         O mandato de Zatlers, de 56 anos, termina em 7 de julho. Acredita-se que ele tenha perdido a reeleição por ter contrariado muitos deputados ao pedir no sábado a dissolução do Parlamento, cujos membros foram eleitos em outubro do ano passado.

O atual presidente tomou a decisão depois que a Casa se negou a suspender a imunidade de um deputado suspeito de corrupção.

De acordo com a Constituição, o pedido de Zantlers deve ser submetido a um referendo nacional em 23 de julho.

Se os eleitores aprovarem a dissolução, o que provavelmente irá ocorrer, especulam alguns analistas, novas eleições serão realizadas semanas depois.

A Letônia, país governado pela centro-direita do primeiro-ministro Valdis Dombrovskis, vem lentamente saindo de uma dura recessão.

Em 2009, o PIB letão registrou uma queda de 18%, a mais significativa entre os 27 membros da UE.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições