MENU

Mundo

Ao menos 25 civis morrem após ônibus atingir mina terrestre no Afeganistão

Ao menos 25 civis morrem após ônibus atingir mina terrestre no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

A explosão de uma mina terrestre causou a morte de ao menos 25 pessoas e deixou outras 20 feridas durante a passagem de um ônibus que viajava na Província de Farah (oeste do Afeganistão), informou o governo afegão.

O veículo, que se dirigia à Província vizinha de Nimroz, estava na principal estrada do país, que liga a capital Cabul às regiões sul e oeste, quando uma mina explodiu no momento em que o ônibus passava pela cidade de Bakwa.

"Uma bomba colocada pelos inimigos do Afeganistão explodiu na passagem de um ônibus. Vinte e cinco inocentes morreram", afirma um comunicado do ministério do Interior afegão, usando uma expressão com a qual designam os rebeldes talebans.

O porta-voz do governador provincial, Ahmad Jan, tinha explicado anteriormente que o veículo de passageiros se dirigia a Cabul desde Nimroz.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, condenou o ataque. "Os criminosos que fizeram isto são inimigos dos muçulmanos", disse a Presidência em comunicado.

O Taleban e outros grupos insurgentes atuam principalmente no arco sudeste do país, onde predomina a etnia pashtun.

As minas e as bombas de fabricação caseira são alguns dos métodos mais utilizados pelos insurgentes talebans para atacar as tropas internacionais desdobradas no Afeganistão. Os artefatos costumam causar baixas também entre a população civil.

No total, 1.074 civis morreram no primeiro semestre do ano vítimas da guerra afegã, um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da organização independente Afghanistan Rights Monitor (ARM).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições