MENU

Mundo

Após 12 anos, Europa aprova batata e milho transgênicos

Após 12 anos, Europa aprova batata e milho transgênicos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A União Europeia aprovou ontem, pela primeira vez em 12 anos, o plantio de espécies transgênicas no continente. O produto aprovado foi uma batata geneticamente modificada da empresa alemã Basf. A decisão atende solicitações americanas por um mercado mais aberto na Europa. A variedade aprovada, batizada de Amflor, será usada para produção de amido industrial para a fabricação de papel, adesivos e têxteis. O produto sofre objeções de grupos ambientalistas. A decisão sinaliza maior desejo das autoridades europeias de retirar obstáculos que companhias de biotecnologia enfrentavam para expandir o mercado global de culturas transgênicas, que movimenta quase R$ 19 bilhões.

Também foram aprovadas três variedades de milho da americana Monsanto que serão usadas para produção de alimentos. Em 2004, a União Europeia aprovou a importação de alimentos transgênicos depois de seis anos de proibição. Mas ainda não permitia o cultivo.

O presidente de Portugal e da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tenta vencer a resistência de mais da metade dos 27 países que pertencem ao grupo. Pesquisas mostram oposição de consumidores europeus que temem riscos, como o aumento da resistência de bactérias a antibióticos ou o surgimento de ervas daninhas imunes a herbicidas. A União Europeia pretende votar no meio do ano uma proposta para que cada país seja responsável pela autorização de cultivos transgênicos em suas fronteiras.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições