MENU

Mundo

Após queda de balão, turista brasileira morre na Turquia

Após queda de balão, turista brasileira morre na Turquia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

 

Balão turquia
Duas pessoas morreram - entre elas uma turista brasileira - e 23 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (20) na Capadócia, região central da Turquia, após um acidente envolvendo dois balões, informaram as autoridades locais. Os balões colidiram no ar e um deles acabou caindo, segundo a AP.
 
A embaixada brasileira em Ancara, capital da Turquia, confirmou a morte de uma brasileira e informou que pelo menos outros cinco brasileiros ficaram feridos.
 
O jornal turco Hurriyet, citando o governador de Nev?ehir, Abdurrahman Sava?, informou que dois turistas brasileiros morreram - uma mulher de 71 anos que morreu no local do acidente e outra pessoa de 65 anos, que morreu em um hospital. A AP e a Reuters também relataram a morte de dois brasileiros - já a agência France Presse informou que uma brasileira e um espanhol morreram. A embaixada do Brasil informou que está averiguando a morte de um segundo cidadão brasileiro.
A Capadócia, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Ancara, é famosa por suas formações geológicas que formam belas paisagens vistas do alto. Passeios de balão são uma maneira popular de ver as formações cônicas, criadas pela erosão de cinzas vulcânicas em torno delas. As belas imagens da Turquia exibidas na novela “Salve Jorge” aumentaram o interesse dos turistas brasileiros pelo país nos últimos meses.
 
O acidente aconteceu na região do Göreme National Park. Testemunhas relataram ter visto uma colisão entre os dois balões - um deles, que subia, atingiu a cesta do outro balão que já estava no ar, de acordo com informações da agência local Anadolu.
 
Um turista canadense que estava em outro balão e testemunhou o acidente disse que a queda ocorreu 45 minutos após cerca de 100 balões decolarem para os passeios do início da manhã.
 
“Ele estava a cerca de 300 metros de altura e começou a cair rapidamente até o solo. Havia um grande rasgo no tecido, de cerca de 15 metros”, contou o turista, identificado como Ross.
"Muitos feridos têm fraturas", disse o governador de Nevsehir, Abdurrahman Savas. Um deles se encontra em estado grave. De acordo com o governador, o balão que caiu levava turistas da Ásia, Espanha e Brasil.
A autoridade de aviação civil turca informou que o balão que caiu levava 24 passageiros e o piloto, e era operado pela empresa local Anatolian Balloons, segundo a agência Anadolu. Uma investigação foi aberta para apurar o acidente.
Halil Uluer, dono da empresa de balões, disse que o piloto do balão que caiu era bastante experiente e tomou todas as medidas de segurança necessárias.
 
O setor dos balões turísticos cresceu muito nos últimos anos na Turquia, principalmente na Capadócia. Em 2009, um turista britânico morreu em um acidente semelhante, quando dois balões colidiram no ar. Em fevereiro deste ano, a queda de um balão matou 19 turistas no Egito.
 
Embaixada
De acordo com Antonio Carlos Antunes Santos, conselheiro da embaixada brasileira em Ancara, informou que pelo menos cinco brasileiros ficaram feridos – alguns deles passavam por cirurgia em hospitais da região. Segundo o Bom Dia Brasil, dois dois feridos são pai e filho que passavam férias na região.
Santos informou que a embaixada está em contato com as autoridades turcas em Ancara e no local do acidente, além da comunidade brasileira na região.
Ainda de acordo com o conselheiro, o Ministro do Turismo da Turquia seguia para a região nesta segunda. A embaixada do Brasil também enviou uma equipe própria ao local do acidente para prestar apoio às vítimas e averiguar a situação. A equipe deve chegar no fim da tarde desta segunda no horário local (seis horas à frente do horário de Brasília).
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições