MENU

Mundo

Após relatório sobre acidente aéreo, ministro renuncia na Polônia

Após relatório sobre acidente aéreo, ministro renuncia na Polônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O ministro da Defesa da Polônia, Bogdan Klich, renunciou após a divulgação, nesta sexta-feira (29) de um relatório que determinou erros na tripulação do avião militar no acidente que matou o então presidente Lech Kaczynski e outras 95 pessoas no ano passado.

A informação foi divulgada pelo premiê polonês, Donald Tusk. Tomasz Siemoniak foi nomeado ministro interino.

As principais causas do acidente aéreo de abril de 2010 em Smolensk, na Rússia, são de responsabilidade da Polônia, admitiu nesta sexta-feira (29) uma comissão de investigação polonesa, que também relatou erros por parte dos russos.

"O nível de formação da tripulação constituía uma ameaça para a segurança do voo e, no momento do acidente, o avião evoluía em grande velocidade e a uma altitude muito baixa", indica o relatório de 300 páginas da comissão publicado nesta sexta-feira em Varsóvia, em versões em polonês, russo e inglês disponíveis na internet .

O documento também assinala as condições atmosféricas que tornaram impossível um contato visual com o solo.

Destroços do avião Tupolev são vistos em em Smolensk (Foto: AP)

  A comissão polonesa constatou, além disso, que a iluminação do aeroporto russo era "falha e incompleta" e que "o chefe da zona de aterrissagem deu instruções errôneas à tripulação do avião".

O relatório russo, apresentado em janeiro, deu como responsável pelo acidente apenas a parte polonesa.

No informe, a comissão não constatou qualquer falha técnica do aparelho.

O Tupolev 154 que transportava o presidente Kaczynski, sua esposa e outros altos dirigentes polonês caiu em 10 de abril de 2010 quando tentava pousar em meio a uma espessa neblina em Smolensk (oeste da Rússia). Os 96 ocupantes do aparelho morreram.

O presidente iria assistir à cerimônia de recordação do 70º aniversário da execução de 22 mil oficiais poloneses prisioneiros do Exército Vermelho pela polícia secreta soviética durante a Segunda Guerra Mundial em Katyn, perto de Smolensk.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições