MENU

Mundo

Arqueólogos descobrem caixas de ferramentas de 100 mil anos atrás

Arqueólogos descobrem caixas de ferramentas de 100 mil anos atrás

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

Conchas encontradas pelo time de arqueólogos da

África do Sul.(Foto:Chris Henshilwood/Universidade

de Witwatersrand / Joanesburgo)

  Arqueólogos da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, descobriram duas caixas de ferramentas com 100 mil anos de idade em uma "fábrica" de pigmentos pré-histórica no país.

As duas conchas usadas como recipientes foram encontradas na caverna Blombos, localizada a 300 km de distância da Cidade do Cabo, no extremo oeste da África do Sul. O achado foi divulgado na revista "Science" nesta sexta-feira (14).

As duas conchas serviam para armazenar um líquido rico em ocre, uma espécie de argila com pigmentos vermelhos ou amarelos. Os cientistas acreditam que a substância possa ter sido usada para decoração, pintura e proteção da pele. As peças serão exibidas no Museu Iziko, na Cidade do Cabo, a partir desta sexta-feira (14).

A produção de ocre como pigmento era comum na África e no Oriente Médio a partir de 100 mil anos atrás. O kit de ferramentas ainda incluia ossos, carvão e pedras para lascar e triturar objetos e alimento. As duas conchas foram achadas enterradas em sedimentos de quartzo.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições