MENU

Mundo

Ban pede fim das armas nucleares em visita a Nagasaki

Ban pede fim das armas nucleares em visita a Nagasaki

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu nesta quinta-feira (5) um mundo livre de armas nucleares durante sua primeira visita a Nagasaki, no Japão, dias antes do aniversário de 65 anos do lançamento da bomba atômica pelos Estados Unidos que desencadeou o fim da Segunda Guerra Mundial.

"A única maneira de garantir que as armas nucleares não serão usadas é eliminando-as totalmente", indicou Ban em pronunciamento, segundo a agência "Kyodo". "Vim honrar os hibakusha (sobreviventes das armas atômicas)", afirmou.

Ban viajou esta semana ao Japão, o único país que sofreu um ataque atômico, para defender um mundo sem armas nucleares e assistir na sexta-feira (6), em Hiroshima, à cerimônia que lembrará o primeiro lançamento de uma bomba atômica da história, em 1945.

Será a primeira vez que um secretário-geral da ONU participa desse ato, realizado todos os anos às 8h15 locais de 6 de agosto, a hora em que em 1945 os EUA lançavam do "Enola Gay" a primeira bomba nuclear sobre uma população civil.

A cerimônia também receberá pela primeira vez um representante do governo dos EUA, o embaixador em Tóquio John Roos, além dos representantes diplomáticos de Reino Unido e França, potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Antes de se deslocar a Hiroshima, Ban Ki-moon foi a Nagasaki, que na segunda-feira (9) também lembrará em outro ato os 65 anos do lançamento da bomba, a segunda sobre uma população civil.

Ao término de 1945, 74.000 pessoas tinham morrido em Nagasaki e 140 mil em Hiroshima em decorrência dos ferimentos causados pelas bombas atômicas, e muitas outras pessoas perderam a vida nos anos posteriores devido às radiações.

Após chegar nesta terça (3) ao Japão, o secretário-geral da ONU defendeu o avanço do desarmamento nuclear e insistiu na necessidade de que a comunidade internacional redobre seus esforços de não-proliferação.

"Espero que com minha presença possamos enviar uma mensagem forte à comunidade internacional, de que devemos conseguir um mundo sem armas nucleares", disse Ban, para quem "não há lugar mais apropriado que Hiroshima" para ressaltar essa mensagem.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições