MENU

Mundo

Bill Clinton chega à Coreia do Norte para discutir caso de jornalistas presas

Bill Clinton chega à Coreia do Norte para discutir caso de jornalistas presas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O ex-presidente americano Bill Clinton chegou nesta terça-feira numa visita inesperada à Coreia do Norte, informou a rádio estatal norte-coreana, com o objetivo de conseguir a libertação de duas jornalistas condenadas pelo regime a doze anos de trabalhos forçados.

Diante da divulgação da notícia dessa visita, a Casa Branca informou que por ora não fará comentários para "não arriscar comprometer a missão".

Bill Clinton é mais importante personalidade dos Estados Unidos a visitar o regime comunista desde 2000, durante sua última presidência (1997-2001), quando a ex-secretária de Estado, Madeleine Albright, viajou ao país.

A coreana-americano Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, que trabalham para o canal de tv californiano Current TV, foram detidas em 17 de março por ter cometido, segundo Pyongyang, "atos hostis" e entrado ilegalmente em território norte-coreano.

O tribunal encarregado as condenou a 12 anos de ''reeducação pelo trabalho''.

Segundo especialistas, o regime norte-coreano quer usar as duas jornalistas como um meio para pressionar Washington e convencer o governo de Barack Obama a iniciar conversações diretas.

O ex-presidente foi recebido no aeroporto pelo vice-presidente da Assembleia Popular Suprema, Yang Hyong Sop, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Kim Kye-Gwan, informou a agência estatal norte-coreana.

Imagens de TV mostram Bill Clinton descendo a escada do avião e sendo recebido por uma menina norte-coreana com um buquê de flores.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, sem citar fontes específicas, Clinton deve se reunir com o número um do regime, Kim Jong-il, antes de voltar para os Estados Unidos. ''Queremos que as duas jornalistas voltem sãs e salvas'', declarou um membro da delegação que acompanha a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, esposa de Bill, em sua viagem pela África, numa escala em Rota (sul da Espanha).

A Yonhap também citou uma fonte de Seul que assegura que os dois países mantiveram consultas ativas nas últimas semanas.

Segundo essa fonte, o governo de Obama planejava enviar o ex-vice-presidente Al Gore, mas Pyongyang rejeitou a ideia, aparentemente para que Washington enviasse um alto funcionário autorizado a manter conversações políticas.

A Coreia do Norte reiterou recentemente sua recusa em voltar à mesa de negociações sobre a questão da desnuclearização, e sugeriu iniciar uma "forma de diálogo específica", sem precisar de que tipo seria.

O jornal sul-coreano Munhwa Ilbo informou, citando uma fonte em Washington, que Bill Clinton voltará aos Estados Unidos já nesta quarta-feira.

As relações entre o regime norte-coreano e os Estados Unidos, assim como com seus aliados, atravessam seu pior momento depois do segundo teste nuclear de Pyongyang em 25 de maio passado.

Os testes nucleares foram condenados pelo Conselho de Segurança da ONU, que ampliou as sanções contra o regime de Pyongyang.

Os norte-coreanos reagiram ameaçando não abrir não de suas ambições atômicas e de utilizar seu plutônio com fins militares.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições