MENU

Mundo

Braço armado do Hamas assume autoria de ataque na Cisjordânia

Braço armado do Hamas assume autoria de ataque na Cisjordânia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

As Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do movimento islamita palestino Hamas, reivindicou em um comunicado o ataque que matou, esta terça-feira (31) , quatro israelenses perto de uma colônia judaica na região de Hebron, sul da Cisjordânia .

"As Brigadas Qassam anunciam sua inteira responsabilidade pela heroica operação em Hebron", diz o comunicado do braço armado do Hamas. Pouco antes, o movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza, havia comemorado a morte dos quatro israelenses, que tachou de "resposta normal" à ocupação de territórios palestinos.

Na véspera de uma cúpula de paz patrocinada pelos Estados Unidos, atiradores não identificados mataram quatro israelenses na Cisjordânia ocupada, no pior ataque desse tipo na região em vários meses, informaram a polícia e equipes de socorro israelenses. O porta-voz da polícia de Israel, Micky Rosenfeld, disse que podia "confirmar que há quatro mortos no local", depois que o veículo deles foi emboscado após o anoitecer perto da disputada cidade de Hebron.

Rosenfeld afirmou que o incidente ocorreu perto do assentamento judaico de Kiryat Arba e que os "tiros foram disparados contra eles", enquanto o veículo trafegava. O Canal 2, da TV israelense, informou que os tiros partiram de um carro que passava.

Equipes de socorristas disseram que foram mortos dois homens e duas mulheres, incluindo uma grávida. Não ficou claro se eram todos civis.

Tropas israelenses estavam vasculhando a área em busca dos atiradores, afirmou Rosenfeld. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ambos nos Estados Unidos para o reinício das conversações de paz, foram informados do ataque.

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, qualificou o incidente de "doloroso e grave", assegurando que as forças armadas e de segurança farão "todo o possível" para deter os autores dessas mortes.

O Hamas se opõe às negociações de paz que começam em Washington nesta quarta-feira e não toma parte das conversações.Os líderes israelenses e palestinos devem encontrar-se com o presidente Barack Obama num jantar na Casa Branca nesta quarta-feira, para dar início às conversações formais na quinta-feira -- suspensas desde 2008.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições