MENU

Mundo

Bush diz que cúpula do G20 pode lançar bases para reformas da economia mundial

Bush diz que cúpula do G20 pode lançar bases para reformas da economia mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Apesar da baixa expectativa geral quanto ao primeiro encontro de chefes de Estado do G20 financeiro - que reúne 19 grandes economias desenvolvidas e emergentes mais a União Européia -, o anfitrião do encontro espera que seja possível, ao menos, estabelecer as bases para reformas que ajudarão a prevenir futuramente crises como a atual.

"Diferentes países naturalmente trarão diferentes perspectivas, mas há alguns pontos nos quais podemos concordar-, disse o presidente norte-americano, George W. Bush, ontem, 13 de novembro, em Nova York.

A simples convocação do inédito encontro por Bush já é considerado, pelos emergentes, um avanço e um reconhecimento de que o G8, sozinho, já não é capaz de definir os rumos da economia mundial. Hoje, Bush reconheceu, inclusive, que novas cúpulas ampliadas serão necessárias.

"As questões são complexas, o problema é importante demais para tentarmos resolver ou chegarmos a recomendações sensatas em apenas um encontro. Assim, a cúpula será a primeira de uma série de cúpulas-, destacou Bush.

Segundo ele, nas duas sessões de debates marcadas para o próximo sábado, 15, os chefes de Estado focarão cinco questões-chave. A causa da crise global é a primeira delas. Assim como os ministros de economia e os presidentes de bancos centrais do G20 financeiro, reunidos no final de semana passado em São Paulo, os líderes farão uma análise da efetividade das ações adotadas em resposta à crise até agora. Também tentarão desenvolver os princípios para a reforma dos sistemas financeiro e regulatório e lançarão um plano de ação para implementação de tais princípios. Por fim, reafirmarão sua convicção nos princípios do livre-mercado.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições