MENU

Cacique Raoni desembarca na França por lobby contra Belo Monte

Cacique Raoni desembarca na França por lobby contra Belo Monte

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 1:59

O líder caiapó Raoni Txucarramãe desembarcou nesta segunda-feira (19) no aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, na França, para uma visita que deve acontecer até o fim de setembro. Ele participará de uma série de atividades com o objetivo de mobilizar os europeus contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

De acordo com o Instituto Raoni, o cacique viajou a convite de uma organização ambiental, responsável por realizar um abaixo-assinado que coletou mais de 100 mil assinaturas de pessoas contrárias à obra da usina. Os livros com as assinaturas foram entregues ao índigena ainda no aeroporto francês.

Durante sua visita, que deve durar até o fim de setembro, está previsto um encontro do líder caiapó com o ex-presidente da França, Jacques Chirac, além de uma pequena cirurgia em um dos olhos.

Polêmica

A obra de Belo Monte é a maior em andamento no Brasil. A usina será a segunda do país em capacidade de geração de energia, atrás apenas da binacional Itaipu.

O governo diz que o empreendimento é essencial para suprir a demanda energética do país em razão do crescimento econômico. Mas entidades e movimentos sociais afirmam que os impactos socioambientais são prejudiciais.

O líder caiapó Raoni Txucarramãe desembarca no aeroporto

Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, e é recebido com pessoas

 segurando um abaixo-assinado contra a construção da usina hidrelétrica

 de Belo Monte que coletou 100 mil assinaturas  (Foto: Mehdi Fedouach/AFP)

O líder indígena deve ficar na Europa até o fim de setembro, onde se encontrará

 com políticos e fará uma cirurgia (Foto: Mehdi Fedouach/AFP)            

veja também