MENU

Mundo

Câncer em britânica de 16 anos é confundido com gravidez

Câncer em britânica de 16 anos é confundido com gravidez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:18

Uma garota de 16 anos foi informada por sua médica pessoal no Reino Unido que estava grávida de seis meses, mas ao passar por um exame de imagem descobriu estar carregando, na verdade, um grande câncer em um dos ovários.

No início, Phoebe Quatre-Morgan procurou ajuda em por estar com dores no estômago, sem apetite e se sentindo doente pelas manhãs. Os sintomas surgiram logo após uma viagem a Seychelles, na África. Após ser atendida, ela recebeu o diagnóstico de uma forte gripe e foi orientada a voltar para casa e a tomar remédios.

Como os sintomas não sumiram, ela retornou aos médicos para então receber a "notícia" da gravidez. Moradora da cidade de Bolton, na Inglaterra, Phoebe não estava convencida, resolveu passar por um exame de ultrassom e descobriu um "caroço" nas imagens.

Phoebe Quatre-Morgan, hoje com 17 anos, foi diagnosticada com câncer de ovário após desconfiar

do diagnóstico de gravidez de sua médica pessoal. (Foto: Daily Mirror / Reprodução) Enfermeiras locais recomendaram que ela se visitasse o hospital The Christie, em Manchester, um centro especializado no tratamento de câncer. Lá Phoebe recebeu a confirmação do câncer no ovário e iniciou um período de três meses de quimioterapia, logo após a retirada do tumor.

O tratamento terminou em janeiro de 2011 e ela foi informada de que estava livre do tumor, mas em abril um novo crescimento de células cancerígenas foi detectado. Phoebe passou então por mais seis meses de quimioterapia, mas não antes de enfrentar uma histerectomia - a remoção completa do útero. Agora, a britânica não pode mais ter filhos gerados na sua barriga. Ela reclama pelo fato de ter sido desinformada pela sua médica de confiança, recebendo a notícia da gravidez na frente da própria mãe.

Segundo Phoebe, a médica ainda tentou explicar à mãe que adolescentes podem esconder a gravidez com medo das retaliações das famílias.

O diagnóstico de câncer de ovário costuma ocorrer em mulheres acima de 40 anos e a demora no diagnóstico ainda é comum, já que alguns sintomas levam a interpretações erradas da doença. No caso de Phoebe, sinais como enjoo de manhã, aumento da barriga e falta de apetite talvez tenham levado ao diagnóstico de "gravidez".

Atualmente, ela faz parte de uma campanha para conscientização sobre o câncer de ovário e de testículo em jovens.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições