MENU

Mundo

Candidato da oposição venezuelana planeja vir ao Brasil

Candidato da oposição venezuelana planeja vir ao Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

iG São Paulo

Henrique Capriles, que venceu as primárias da oposição, prometeu que não vai brigar com Chávez, mas sim &solucionar problemas&

O novo líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, afirmou nesta segunda-feira que está trabalhando na agenda de visitas ao exterior após ter vencido as primárias organizadas pelos adversários do presidente Hugo Chávez, e destacou que sua primeira viagem deve ser para o Brasil.

Leia também: Favorito da oposição da Venezuela se inspira em Lula contra Chávez

 

 

Vencedor das primárias da oposição venezuelanas gesticula durante coletiva em Caracas

Foto: Reuters

 

Capriles disse que tem pensado em visitar a América do Sul e a Europa e que está "montando" essa agenda de contatos, embora tenha ressaltado que não tem por que transformar essas viagens em algo "midiático".

O político, que se definiu como seguidor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, venceu nas primárias da oposição realizadas no domingo com 1.806.860 votos contra os 867.601 do governador de Zulia, Pablo Pérez.

Saiba mais: Capriles vence primária e será rival de Chávez na eleição presidencial

Ele prometeu levar adiante uma "nova forma" de fazer política e não vai se concentrar em brigar com o presidente Hugo Chávez, a quem enfrentará. "Com a vitória de ontem ficou claro o que o país busca: uma nova liderança, uma nova maneira de fazer política, uma mudança", declarou o governador do Estado de Miranda.

"Não me escolheram para brigar com ninguém, mas para solucionar problemas", comentou, se referindo a Chávez. "Ele vai ter que brigar apenas com o espelho, porque não me interessa brigar. Minha preocupação é enfrentar os problemas, não falar o dia todo", acrescentou o advogado de 39 anos que muitas vezes criticou o presidente por seus longos discursos.

O governador, com uma carreira política iniciada há 14 anos como deputado e depois como prefeito, garantiu que durante sua campanha presidencial percorrerá a Venezuela "como ninguém percorreu em anos, como talvez tenham feito em 98", em alusão à campanha que levou Chávez ao poder pela primeira vez.

Capriles, descendente de uma família judia apesar de se declarar católico, afirma não se preocupar com a grande quantidade de recursos de que o governo dispõe nesse ano eleitoral graças aos altos preços do petróleo.

"Temos que ser sonhadores e otimistas, não impormos barreiras. Estamos construindo uma realidade política distinta no país. Não nos intimidam os recursos e as lealdades que o governo compra", declarou.

Cerca de 2,9 milhões de eleitores participaram das primárias opositoras, nas quais Capriles foi nomeado candidato de unidade para enfrentar Chávez nas eleições presidenciais do próximo dia 7 de outubro.

Com EFE e AFP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições