MENU

Mundo

Capital do Iêmen tem manifestações pró e contra governo

Capital do Iêmen tem manifestações pró e contra governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Dezenas de milhares de iemenitas participaram nesta quinta-feira (3) de manifestações pró e contra o governo, um dia depois de o presidente Ali Abdullah Saleh ter anunciado que pretende deixar o poder em 2013.

No começo da manhã, a oposição já havia reunido mais de 20 mil pessoas em Sanaa, a capital, para o 'Dia de Fúria' contra Saleh, no poder há mais de 30 anos. Foi a maior concentração no país desde o início da rebelião no mundo árabe, que já derrubou o governo da Tunísia e ameaça o ditador do Egito.

Mas uma manifestação pró-Saleh, igualmente grande, também estava ganhando fôlego, e partidários do presidente percorriam as ruas com alto-falantes, conclamando as pessoas a aderirem.

'As pessoas querem mudança de regime', gritavam os manifestantes de oposição perto da Universidade de Sanaa, principal ponto de concentração. 'Não à corrupção, não à ditadura.'

Saleh, atento à onda de protestos que varre a região, anunciou na quarta-feira várias concessões políticas, inclusive que deixará o poder ao final do seu mandato, em 2013 e que seu filho não o sucederá.

O presidente, importante aliado dos EUA no combate à rede terrorista da al-Qaeda, tenta evitar uma confronto com a oposição, o que poderia desencadear uma rebelião semelhante à que ocorre no Egito.

O Iêmen, país mais pobre da Península Arábica, já vive uma situação instável devido à presença da al-Qaeda, de um conflito separatista no sul e de uma rebelião xiita no norte.

O partido islâmico Islah, o maior da oposição iemenita, elogiou a iniciativa de Saleh, mas esnobou o pedido dele para que os protestos fossem cancelados. Muitos manifestantes continuaram exigindo a renúncia do presidente, ou pelo menos provas de que ele cumprirá suas promessas.

'O que o presidente ofereceu ontem foi só um teatro, eu não confio nele', disse o manifestante Mahmoud Abdullah em Sanaa. Não é a primeira vez que Saleh anuncia que deixará o governo, para depois recuar.

Outras localidades do Iêmen também registram protestos, inclusive a cidade de Taiz, onde Saleh no passado foi governador militar. Localidades sulistas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições