MENU

Mundo

Centenas protestam contra morte de ex-presidente no Afeganistão

Centenas protestam contra morte de ex-presidente no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

Centenas de manifestantes marcharam na capital do Afeganistão nesta terça-feira (27), prometendo vingança pelo assassinato na semana passada do ex-presidente Burhanuddin Rabbani e acusando a agência de espionagem do Paquistão de envolvimento na morte.

Sob segurança acirrada, o protesto de três horas passou sem violência, mas os manifestantes demonstraram a raiva, segurando cartazes com a imagem de Rabbani, que era o principal negociador de paz do país, e gritando 'morte ao Paquistão , morte ao Talibã'.

Eles culpam a Diretoria de Serviços Internacionais de Inteligência (ISI) pelo envolvimento na morte de Rabbani e a acusam de ter conspirado com o Talibã para desestabilizar o Afeganistão e atrapalhar o processo de paz.

Manifestantes afegãos protestam contra o assassinato de Burhanuddin

Rabbani nesta terça-feira (27) em Cabul (Foto: AP)

  'O ISI e o Talibã estão por trás do assassinato de nossos líderes, incluindo o assassinato do professor Rabbani', disse o estudante universitário Ahmad Tameem. 'Vamos buscar vingança e queremos que nosso governa rompa laços com o Paquistão.'

Rabbani foi morto em sua casa em Cabul na terça-feira passada por um homem-bomba que se passou por enviado do Talibã levando uma mensagem de paz da liderança sênior do grupo. A bomba estava escondida no turbante do homem e foi detonada quando ele abraçou Rabbani.

Na segunda-feira, a Diretoria Nacional de Segurança do Afeganistão (NDS) disse que havia prendido uma figura importante no assassinato e sugeriu que a liderança sênior do Talibã, o Quetta Shura, poderia estar envolvida.

A NDS afirmou que iria recomendar ao presidente Hamid Karzai durante encontro nesta terça-feira que levasse a investigação além das fronteiras do Afeganistão, onde, segundo a NDS, o assassinato de Rabbani foi planejado.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições