MENU

Mundo

Cerca de 600 mil vão às ruas em greve no Reino Unido

Cerca de 600 mil vão às ruas em greve no Reino Unido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Os cerca de 600 mil funcionários do setor público britânico estão mobilizados para uma greve que ameaça deixar fechadas milhares de escolas e os aeroportos do país.

Milhares de pessoas saíram às ruas em Londres e em outras cidades para pressionar o governo a rever o plano de realizar reformas no sistema das aposentadorias do setor público.

Funcionários dos aeroportos afirmaram que havia filas longas na imigração devido a falta de agentes de imigração.

Os sindicatos esperam que essa greve seja o primeiro golpe no plano de austeridade do governo que planeja realizar cortes de 80 bilhões de libras do gasto público para diminuir o déficit do país.

As medidas de austeridade incluem corte de empregos públicos e benefícios, elevação da idade legal para a aposentadoria e redução do valor da aposentadoria dos funcionários públicos.

A reforma é "essencial", devido ao envelhecimento da população e, sem ela, "o sistema de aposentadorias corre o risco de naufragar", afirmou, nesta terça-feira, o primeiro-ministro que dá prosseguimento a seu plano de austeridade.

A greve acontece depois de várias manifestações contra as medidas de austeridade, a mais importante das quais levou 250.000 pessoas às ruas de Londres, em março passado.

Ante a indignação crescente, o governo advertiu que poderia endurecer ainda mais a legislação sobre greves.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições