Um acordo para um cessar-fogo foi alcançado para acabar com 50 dias de guerra entre o movimento islâmico Hamas e Israel na Faixa de Gaza, anunciou nesta terça-feira à AFP uma autoridade palestina.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, deverá anunciar na abertura de uma reunião da liderança palestina prevista para às 16h GMT (18h locais/13h no horário de Brasília) os detalhes do acordo que prevê "o levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza", criado por Israel em 2006, a principal exigência dos palestinos, indicou um alto funcionário, que pediu anonimato.
O movimento islamita palestino Hamas afirmou nesta terça-feira que os palestinos fecharam um acordo de cessar-fogo duradouro em Gaza com Israel, que chamou de "vitória para a resistência".
Musa Abu Marzuq, número dois do Hamas no exílio, que participava nas negociações do Cairo para obter um cessar-fogo com Israel, afirmou que o acordo, que "encarna a resistência de nosso povo", constitui uma "vitória para a resistência".
Os confrontos entre o exército israelense e o Hamas deixaram 2.125 mortes entre os palestinos, sendo a grande maioria civis e 25% de crianças.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições