MENU

Mundo

Chávez inicia caminhadas e exercícios como parte da recuperação, diz vice

Chávez inicia caminhadas e exercícios como parte da recuperação, diz vice

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Nicolás Maduro afirma que telefonou para presidente venezuelano na noite de Natal e que eles conversaram sobre obras, orçamento e sobre a eleição dos governadores

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou nesta terça-feira (25) que conversou por telefone na noite de Natal com o presidente Hugo Chávez, que está em Havana recuperando-se de cirurgia para tratamento de um câncer.

Maduro disse que recebeu de Chávez recomendações para a área econômica e a incumbência de saudar a população venezuelana na véspera do Natal, especialmente as crianças, e todos os povos irmãos.

De acordo com Maduro, no telefonema, que durou 20 minutos, Chávez estava bem-humorado e agradeceu as orações que vêm sendo feitas pelos venezuelanos e em outros países por sua recuperação desde o dia 11 deste mês, quando foi submetido a mais uma cirurgia na capital cubana – a quarta em cerca de um ano e meio.

Segundo Maduro, o presidente informou que fez exercícios físicos e uma caminhada em companhia da equipe médica, como parte do processo de recuperação.

O vice-presidente disse que conversou com Chávez sobre inspeções a obras do governo, propostas para o orçamento do próximo ano e progressos no Plano Nacional 2013-2019, bem como sobre a instalação de equipes de trabalho de governadores recém-eleitos.

O presidente de 58 anos surpreendeu o mundo ao anunciar o reaparecimento de um câncer e que viajaria para Cuba para uma intervenção cirúrgica.

Antes de realizar sua quarta operação em 18 meses, Chávez anunciou, pela primeira vez desde o surgimento da doença, que o seu vice-presidente é o seu potencial sucessor. A posse de Chávez está marcada para o dia 10 de janeiro, mas há dúvidas se o presidente conseguirá estar presente para assumir seu mandato. Aliados chegaram a sugerir que a data da posse foi adiada, o que foi criticado pela oposição.

O presidente venezuelano voltou a Cuba há duas semanas para uma quarta operação desde meados de 2011, após a descoberta de uma terceira recorrência de câncer.

O governo venezuelano vem periodicamente divulgando boletins do estado de saúde de Chávez, que enfrenta um pós-operatório classificado como \"complicado\" por seus aliados. Neste período, o presidente venezuelano teve uma infecção respiratória que já foi controlada e também sofreu uma hemorragia durante a operação.

Com Agência Brasil


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições