MENU

Mundo

China bloqueia exportação de minérios para o Japão, diz jornal

China bloqueia exportação de minérios para o Japão, diz jornal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A China bloqueou a exportação de uma categoria importante de minérios ao Japão, afirmou nesta quinta-feira, 23, o jornal americano New York Times em seu site. Os minérios raros são usados para a fabricação de vários produtos industrializados, como carros híbridos, turbinas eólicas e mísseis teleguiados. Após a divulgação da notícia, porém, Pequim negou ter limitado essas importações, segundo o Wall Street Journal .

Os dois países têm passado por um período de tensão bilateral, após autoridades japonesas prenderem um capitão de um navio chinês, acusando-o de colidir propositalmente com duas embarcações da Guarda Costeira do Japão. A prisão ocorreu no dia 7, perto de algumas ilhas do Mar da China Oriental reivindicadas pelos dois países, mas controladas pelo Japão. Acredita-se que exista uma reserva de petróleo na região dessas ilhas.

O New York Times afirma que empresas chinesas suspenderam suprimentos do Japão dos minerais chamados "terras raras", atribuindo a informação a três fontes do setor industrial. Um porta-voz do Ministério do Comércio da China, porém, negou que essa suspensão tivesse ocorrido.

A China produz mais de 90% desses elementos, usados, por exemplo, para a fabricação de baterias de carros elétricos. Pequim tem quase o monopólio dos 17 elementos minerais, que possuem algumas propriedades raras e são fundamentais para a produção de magnetos de alta tecnologia. O governo chinês está em posição para ditar esse comércio. O Japão é o principal importador mundial desses minerais. As informações são da Dow Jones.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições