MENU

Mundo

Chineses 'invadem' o Japão para comprar os próprios produtos

Chineses 'invadem' o Japão para comprar os próprios produtos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

É o sonho de todo o comerciante: o ônibus para na porta e despeja consumidores com dinheiro no bolso. É a nova invasão chinesa. Antes os produtos fabricados na China lotavam as prateleiras. Agora, eles enchem os corredores.

Veja o site do Jornal da Globo

E só compram no plural: são duas raquetes, três relógios. A menina explica que um é para ela, outro para o pai e outro para o avô. Lembranças, sempre um punhado. Com aquela população gigantesca, não dá para esquecer ninguém.

A campeã de vendas é a panela elétrica de arroz, artigo popular na Ásia. Uma família levou logo três. "É que a gente tem muitos parentes". Vende tanto, que todo o dia chega um novo carregamento de panelas.

Assim como em todo o mundo, jogos eletrônicos fazem sucesso entre as crianças e adolescentes chineses. Por isso, eles adoram a seção da loja onde estão os últimos lançamentos. Só que, neste caso, eles vêm ao Japão comprar produtos feitos na China.

Um rapaz explica que os produtos vendidos no Japão, mesmo os fabricados na China, têm qualidade superior. Para o gerente, brasileiro, eles são os melhores clientes. "Eles vem com pouco tempo, aí não pensam muito. O que querem, eles compram."

A loja contratou funcionários chineses. Hoje são a maioria. As grandes marcas já perceberam que os chineses desejam qualidade. As maiores lojas do mundo de algumas grifes estão localizadas na China e a estimativa é de que, em cinco anos, o pais será o maior consumidor de artigos de luxo do planeta.

Para os japoneses ver os vizinhos gastando, como eles faziam décadas atrás, pode ser ruim para o orgulho, mas é ótimo para os negócios.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições