MENU

Mundo

Colonos israelenses iniciam construções ilegais na Cisjordânia

Colonos israelenses iniciam construções ilegais na Cisjordânia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Colonos israelenses começaram a construir pelo menos cem moradias ilegalmente na Cisjordânia desde o fim da moratória sobre a construção em zonas ocupadas, disse nesta quinta-feira o secretário-geral da ONG (organização não governamental) A Paz Agora - movimento israelense contra a colonização -, Yariv Oppenheimer.

- Desde o final da suspensão da construção em setembro, pelo menos cem casas começaram a ser construídas na Cisjordânia.

Já o secretário-geral da Yesha - principal organização dos colonos -, Danny Dayan, assinalou à rádio militar que não se encontrava em condições de confirmar ou negar as cifras de A Paz Agora.

Apesar da pressão da comunidade internacional, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, se negou a prolongar a moratória parcial da construção de colônias na Cisjordânia, que chegou a seu fim em 26 de setembro.

No dia 1º deste mês, o governo israelense anunciou planos para a construção de novas casas em uma parte da Cisjordânia anexada ao município de Jerusalém. A decisão deve dificultar ainda mais a retomada do processo de paz com os palestinos.

A construção de 625 casas na localidade de Pisgat Zeev, que fica ao lado de Jerusalém Oriental, a parte árabe da cidade, foi aprovada uma semana antes pelo Ministério do Interior, cerca de dois anos depois de a proposta ter sido apresentada, segundo a Rádio Israel.

O governo insiste que as áreas urbanas anexadas a Israel depois da conquista de 1967 nunca estiveram incluídas nessa moratória. Mas a anexação de partes da Cisjordânia ao território israelense não foi reconhecida pela comunidade internacional.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições