MENU

Mundo

Colonos israelenses reiniciam construções na Cisjordânia

Colonos israelenses reiniciam construções na Cisjordânia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

As construções de casas foram retomadas nesta segunda-feira em vários assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada. Ainda que em proporções modestas, os colonos voltaram a construir poucas horas depois do fim da moratória de 10 meses imposta pelo governo.

No assentamento de Ariel, um dos mais polêmicos por estar muito dentro do território palestino, as escavadeiras começaram esta manhã a trabalhar planificando a terra onde serão colocados os alicerces para um novo bairro com 50 casas, informou o serviço de notícias israelense "Ynet".

As novas casas serão destinadas a famílias de colonos que foram retirados em 2005 do assentamento de Netzarim, na faixa de Gaza. "Estamos aqui por direito", declarou Itzik Vazana, antigo morador de Netzarim, que acrescentou que, desde a retirada das colônias de Gaza, seus moradores tem vivido em trailers. "Espero que o primeiro-ministro (Benjamin Netanyahu) continue sendo fiel a sua palavra e facilite nosso retorno a uma vida normal", acrescentou.

 fim da moratória autoriza qualquer pessoa ou instituição que dispõe de uma permissão de construção em uma colônia a iniciar as obras. No domingo, vários assentamentos realizaram cerimônias para marcar o fim da moratória e dar as boas-vindas ao reinício das obras.

Negociações sob risco O governo israelense não fez declarações nas últimas horas, em cumprimento do pedido de Netanyahu de evitar provocações e atuar com "contenção". Além disso, continuam os esforços para evitar que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, abandone as negociações de paz, tal como anunciou que faria se a construção fosse reiniciada.

Minutos depois do fim do prazo, que expirou na meia-noite deste domingo (horário local), o primeiro-ministro israelense pediu que Abbas continuasse participando das negociações de paz. "Peço ao presidente Abbas que continue com as boas e honestas negociações de paz iniciamos, em uma tentativa de chegar a um acordo de paz histórico entre nossos dois povos", afirmou Netanyahu, na madrugada de segunda-feira de acordo com a agência de notícias AFP.

Antes, durante uma visita a Paris, o presidente da Autoridade Palestina afirmou que as negociações de paz seriam "inúteis", a não ser que o congelamento fosse estendido. "Existe apenas uma escolha: os assentamentos ou a paz. Israel tem que escolher a paz, se Israel escolher a paz, vamos continuar nas negociações, mas se ele não escolher (a paz), então isto será uma perda de tempo, ou oportunidades perdidas", afirmou.

No entanto, em uma entrevista a um jornal árabe, Abbas afirmou que vai consultar os parceiros árabes na negociação de paz antes de tomar qualquer decisão sobre abandonar ou não as negociações. O governo israelense, por sua vez, afirma que os assentamentos não constituem um obstáculo às negociações.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições