MENU

Mundo

Começa investigação judicial sobre atentados de 2005 em Londres

Começa investigação judicial sobre atentados de 2005 em Londres

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O Reino Unido abriu nesta segunda-feira (11) com um minuto de silêncio a esperada investigação judicial sobre as mortes de 52 pessoas nos atentados de 7 de julho de 2005 contra o transporte público de Londres.

A investigação, que acontece em um tribunal do centro da capital inglesa, examinará se houve falhas na atuação da polícia e dos serviços de inteligência antes e depois dos ataques suicidas coordenados em três estações de metrô e um ônibus público, que também deixaram 700 feridos.

As audiências, destinadas a determinar as circunstâncias das mortes, contarão com depoimentos de cerca de 500 mil sobreviventes e com a exibição de vídeos inéditos.   A juíza encarregada da investigação, Heather Hallett, advertiu nesta segunda-feira sobre a natureza potencialmente "angustiante" do material.

Em sua primeira declaração, o advogado independente Hugo Keith lembrou que as bombas "mataram ou mutilaram indiscriminadamente passageiros que simplesmente iam cumprir suas atividades diárias".

"Algumas perguntas talvez nunca sejam respondidas, e outras não fazem parte do escopo desta investigação", indicou, dizendo acreditar que o processo trará "conclusões significativas sobre as causas diretas e indiretas das mortes, assim como sobre as responsabilidades e as lições que podemos aprender com o que aconteceu".

Sobreviventes e familiares das vítimas querem saber, entre outras coisas, por quê os serviços de segurança não agiram para deter o líder dos terroristas suicidas, Mohammad Sidique Khan, apesar de mantê-lo sob vigilância na época.

"Quero que as investigações descubram se erros foram cometidos ou se o sistema era imperfeito", explicou Ros Morley, cujo marido, Colin, 52, morreu em um dos ataques do metrô.

"Vítimas inocentes no Reino Unido e no resto do mundo precisam saber que estão protegidos agora e no futuro", acrescentou.

Documentos revelaram novos detalhes antes da abertura da investigação, como por exemplo o fato de que a polícia descobriu que havia impressões digitais de Khan em seus arquivos desde 1986, e que 17 vítimas não morreram na hora da explosão, e que uma delas veio a falecer apenas 40 minutos depois dos ataques.

Os serviços de inteligência interna (MI5) pediram que temas que exigiriam a abertura de arquivos secretos não fossem abordados pela investigação, para não ameaçar a segurança nacional.

As conclusões da investigação começarão a ser divulgadas no primeiro semestre de 2011.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições