MENU

Mundo

Condutor de trem espanhol falava ao telefone quando trem descarrilou

Condutor de trem espanhol falava ao telefone quando trem descarrilou a 153 km/h

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:06

Condutor de trem espanhol falava ao telefone quando trem descarrilou a 153 km/h

O condutor do trem que descarrilou no norte da Espanha na semana passada, deixando 79 mortos, falava ao telefone da cabine com a operadora estatal Renfe no momento do acidente e aparentemente consultava um documento, afirmou um tribunal nesta terça-feira depois de analisar o dispositivo de gravação de dados do trem. Dos 66 feridos ainda internados, 15 estão em condição crítica.

O trem de oito vagões desacelerou para 153 km/h no momento do acidente, após um freio ter sido acionado segundos antes, mostrou a caixa-preta. O maquinista Francisco Garzón, de 52 anos, foi libertado da custódia da polícia no domingo e aguardará o julgamento sob a acusação de homicídio por negligência.

De acordo com a investigação feita até agora, Garzón recebeu uma chamada de um funcionário da Renfe para avisá-lo sobre qual abordagem adotar em direção a seu destino final. \"A partir do conteúdo da conversa e do som de fundo é possível inferir que o maquinista consultava um plano ou documento similar de papel.\"

O juiz que cuida do caso, Luis Alaez, interrogou Garzón em uma audiência de duas horas a portas fechadas no domingo. A imprensa local afirmou que o maquinista admitiu ter entrado na curva muito rapidamente, dizendo que teve um lapso momentâneo e esqueceu em que parte dos trilhos estava. Ainda assim, os pesquisadores investigam se o sistema de segurança do trem também seria responsável.

O desastre aconteceu a poucos quilômetros da estação de Santiago de Compostela, em uma parte dos trilhos onde cabe ao maquinista prestar atenção aos sinais automáticos na cabine para reduzir a velocidade a 80 km/h depois de sair de um trecho em que a velocidade pode chegar a até 200 km/h. O juiz ordenou que Garzón entregue seu passaporte e se apresente semanalmente no tribunal.

O trem Alvia envolvido no acidente, um dos três tipos que a Espanha usa para o serviço ferroviário de alta velocidade, recebeu uma verificação de manutenção completa na manhã da viagem, disse o chefe da empresa ferroviária Renfe, e os sistemas de segurança estavam em boas condições.

Os trens Alvia rodam tanto em ferrovias tradicionais, onde os maquinistas recebem sinais de alerta para reduzir a velocidade, e em trilhos de alta velocidade, onde um sistema de segurança mais sofisticado diminui automaticamente os trens que estão indo rápido demais.

*Com Reuters e AP


 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições