MENU

Mundo

Confrontos entre soldados da Turquia e militantes curdos deixam 16 mortos

Confrontos entre soldados da Turquia e militantes curdos deixam 16 mortos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Pelo menos 16 pessoas - 12 delas militantes do ilegalizado PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) e quatro turcos - morreram em confrontos depois que os rebeldes curdos atacaram um posto militar na noite de quinta-feira. Segundo fontes da segurança local disseram à agência de notícias Reuters, um tenente e três guardas foram mortos.

A imprensa turca informa nesta quinta-feira que um grupo de milicianos atacou uma brigada na última noite, matando um tenente e ferindo outro militar perto da localidade de Dogan, na província sudeste de Siirt.

Pouco depois, um comando de guardas rurais enviado para apoiar os soldados caiu em uma emboscada na qual morreram outros soldados.

Unidades aéreas do Exército foram levadas à região para interceptar o grupo do PKK responsável pelo ataque ao destacamento militar.

Nos choques desta manhã, pelo menos 12 militantes do PKK foram mortos pelas forças turcas, segundo oficiais do Exército.

Segundo a agência ''Anadolu'', outro militar foi morto nos confrontos, que ainda não terminaram.

De acordo com a agência, as autoridades sírias iniciaram uma operação contra membros do PKK em seu território, detendo 400 pessoas, acusadas de pertencer ou colaborar com o grupo, classificado como terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Segundo a ''Anadolu'', as propriedades dos que forem considerados culpados serão confiscadas pelo Estado sírio.

O PKK intensificou seus ataques nos últimos meses e nas últimas duas semanas matou 50 soldados turcos.

O partido pegou em armas contra o Estado turco em 1984 para reivindicar a autonomia dos 12 milhões de curdos que vivem na Turquia. Nestes 26 anos de guerra não declarada, aproximadamente 40 mil pessoas morreram nos confrontos entre rebeldes e forças de segurança.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições