MENU

Mundo

Confusão no Parlamento de Hong Kong provoca expulsão de deputados

Confusão no Parlamento de Hong Kong provoca expulsão de deputados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

 O chefe executivo de Hong Kong e líder máximo político do território, Donald Tsang, evitou falar sobre o vencedor do Prêmio Nobel da Paz deste ano, Liu Xiaobo, o que provocou a indignação de vários deputados e a expulsão de três deles do plenário do Parlamento, informou nesta sexta-feira, 15, o diário South China Morning Post.

Em uma sessão parlamentar de perguntas e respostas realizada na quinta-feira, 14, Tsang foi questionado sobre sua opinião quanto ao dissidente chinês Liu, mas ele não quis falar a respeito, indicou o jornal. O silêncio de Tsang sobre o ativista Liu gerou mal-estar entre vários deputados eleitos democraticamente pela população de Hong Kong. No Legislativo de Hong Kong, uma parte dos membros são eleitos democraticamente, enquanto a outra parte é escolhida pelo Executivo do território.

O deputado Leung Kwok-hung, que já foi expulso do Parlamento outras vezes, disse a Tsang que Liu sofria "a pressão na prisão do Partido Comunista da China", e pediu que dissesse algo "pelo povo de Hong Kong".

Diante do silêncio de Tsang, Leung repreendeu: "Onde está sua consciência? No exterior, nunca vi um líder não se pronunciar em um Parlamento".

Outro deputado recriminou o chefe do Executivo por "simplesmente não ter consciência" e ser "uma vergonha para os chineses" por manter seu mutismo sobre Liu. Houve exclamações de "vergonhoso!" e, em seguida, ocorreram as expulsões de parlamentares.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições