MENU

Mundo

Congelamento de assentamentos na Cisjordânia chega ao fim

Congelamento de assentamentos na Cisjordânia chega ao fim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Minutos depois do fim do prazo, que expirou na meia-noite deste domingo (horário local), o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pediu que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, continuasse participando das negociações de paz.

"Peço ao presidente Abbas que continue com as boas e honestas negociações de paz iniciamos, em uma tentativa de chegar a um acordo de paz histórico entre nossos dois povos", afirmou Netanyahu, na madrugada de segunda-feira de acordo com a agência de notícias AFP.

Antes, durante uma visita a Paris, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou que as negociações de paz seriam "inúteis", a não ser que o congelamento fosse estendido. "Existe apenas uma escolha: os assentamentos ou a paz. Israel tem que escolher a paz, se Israel escolher a paz, vamos continuar nas negociações, mas se ele não escolher (a paz), então isto será uma perda de tempo, ou oportunidades perdidas", afirmou.

No entanto, em uma entrevista a um jornal árabe, Abbas afirmou que vai consultar os parceiros árabes na negociação de paz antes de tomar qualquer decisão sobre abandonar ou não as negociações. O governo israelense, por sua vez, afirma que os assentamentos não constituem um obstáculo às negociações.

"(O governo de) Israel está pronto para continuar com os contatos nos próximos dias, para encontrar uma forma que continuar as negociações de paz entre Israel e a Autoridade Palestina", disse Netanyahu momentos depois do prazo expirar em uma declaração divulgada pelo gabinete de governo. Estados Unidos Neste domingo, Netanyahu pediu "moderação" aos líderes dos assentamentos judeus na Cisjordânia.

No entanto, assim que o prazo expirou, alguns colonos começaram a comemoração. Em um assentamento, Revava, eles soltaram balões e iniciaram a construção de uma nova escola infantil.

Estima-se que cerca de 2 mil unidades de moradia na Cisjordânia já tenham recebido aprovação para construção e líderes de assentamentos afirmam que planejam retomar o trabalho o mais rápido possível.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, falou com Netanyahu duas vezes, por telefone, neste domingo, em uma tentativa de salvar as negociações de paz. Na quinta-feira, o presidente americano, Barack Obama, disse que a moratória à construção de assentamentos "melhorou o clima das negociações de paz" e pediu a Israel que estendesse a suspensão.

As negociações diretas entre israelenses e palestinos foram retomadas em Washington no inicio deste mês, quase dois anos após terem sido suspensas em consequência da ofensiva de Israel à Faixa de Gaza, ocorrida em dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

O Quarteto - grupo formado pelos Estados Unidos, Organização das Nações Unidas (ONU), Rússia e União Europeia - que tem um papel fundamental na intermediação do processo de paz no Oriente Médio, fez um apelo a Israel para que estenda o prazo do congelamento.

Na Cisjordânia - região reivindicada pelos palestinos para fazer parte de seu futuro Estado - existem mais de 150 assentamentos nos quais moram cerca de 300 mil colonos israelenses.

Outros 200 mil israelenses moram na parte oriental de Jerusalém, na qual os palestinos pretendem fundar sua capital, e onde o governo israelense não decretou o congelamento das construções.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições