MENU

Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena cerco à Embaixada em Honduras

Conselho de Segurança da ONU condena cerco à Embaixada em Honduras

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

O Conselho de Segurança da ONU condenou nesta sexta-feira, 25 de setembro o cerco da Embaixada do Brasil em Honduras e exigiu que ele seja imediatamente interrompido.

A sede da diplomacia brasileira está cercada desde segunda-feira, quando o presidente deposto Manuel Zelaya voltou de surpresa à capital, Tegucigalpa, e abrigou-se na Embaixada do Brasil, gerando uma crise política e diplomática.

Entenda a crise política em Honduras

''Nós condenamos os atos de intimidação contra a Embaixada do Brasil e exigimos que o governo de facto de Honduras cesse o certo'', disse a repórteres a embaixadora norte-americana para a ONU, Susan Rice, que atualmente preside o conselho.

A reunião, que ocorreu a pedido do Brasil, ateve-se ao tema da segurança da representação diplomática e não tocou no assunto do futuro político de Honduras.

O chanceler Celso Amorim críticou a situação humanitária da embaixada. O chanceler também pediu ao presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, que respeite a Convenção de Viena sobre a inviolabilidade das sedes diplomáticas. (Assista no vídeo ao lado)

''É imperativo que o regime de Honduras cumpra a Convenção de Viena sobre a inviolabilidade das representações diplomáticas'', disse Amorim no conselho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições