MENU

Mundo

Conservadores e liberais-democratas "avançam" em negociações para coalizão

Conservadores e liberais-democratas "avançam" em negociações para coalizão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Membros dos partidos Conservador e Liberal Democrata na Grã-Bretanha voltaram a negociar nesta segunda-feira em Londres a formação de uma possível aliança de governo.

Um dos negociadores conservadores envolvidos nas negociações, William Hague, disse que os dois partidos ''fizeram avanços'' e que ''as duas equipes de negociadores estão trabalhando bem juntas''.

Hague disse que os líderes dos dois partidos, David Cameron (Conservadores), e Nick Clegg (Liberais democratas), tiveram uma conversa ''produtiva e construtiva'' por telefone e agora se reunirão com parlamentares de sua própria legenda para discutir a aliança.

É o terceiro dia de negociações entre os conservadores, que saíram das eleições da última quinta-feira com o maior número de cadeiras no Parlamento - mas ainda sem número suficiente para estabelecer um governo -, e os liberais-democratas, terceiros na disputa.

As duas siglas dedicaram horas no fim-de-semana às negociações para chegar a um acordo, preocupados sobretudo com o efeito da falta de definição sobre quem dirigirá o governo britânico sobre a reabertura dos mercados nesta segunda-feira.

Nesta segunda-feira, Clegg pediu paciência aos britânicos, afirmando que os dois partidos querem chegar a um acordo ''o mais rápido possível'', mas ressalvando que um entendimento deve ''resistir ao teste do tempo''.

''Aguentem um pouquinho mais e esperamos poder fazer um anúncio completo o mais rápido possível'', disse Clegg.

Quatro dias depois da votação, ainda não se sabe quem será o primeiro-ministro do país na nova legislatura.

O atual premiê, Gordon Brown, a quem pela lei cabe o direito de tentar formar uma coalizão, disse que ''respeita'' o direito dos liberais-democratas de tentar negociar antes uma aliança com o Partido Conservador.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições