MENU

Mundo

Contrariando tradição, espanhóis questionam família real

Espanhóis questionam família real

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

Espanhóis questionam família realMas os tempos mudaram para o rei e para o país. A Espanha está no meio de uma crise econômica e de identidade, depois de ter amarrado suas fortunas com a agora conturbada União Europeia. O rei de 75 anos está se tornando cada vez menos popular, e pesquisas sugeriram que sua saúde em declínio intensificou os pedidos para que ele abdicasse em favor do príncipe Felipe, seu filho de 45 anos.

Agora, políticos e jornalistas começam a investigar mais a fundo, e os tabus estão caindo. Quase toda semana, a família real parece ser confrontada com novos constrangimentos e acusações, algumas dirigidas ao rei, e quase todos os aspectos da vida pessoal e financeira da família tornaram-se motivo de disputas.

"O escudo protetor da família real simplesmente desapareceu\", disse Carmen Enríquez, que escreveu vários livros a respeito da família real e serviu como correspondente real para a rede de televisão nacional da Espanha durante quase duas décadas. \"Estamos em uma grave crise, em que os cidadãos que sofrem sentem-se no dever de saber onde cada centavo do dinheiro público é gasto, incluindo tudo o que é gasto pela monarquia.\"

No início do mês passado, o principal partido da oposição socialista tomou medidas no Parlamento para, pela primeira vez, solicitar formalmente informações sobre as finanças pessoais do rei. O pedido abriu espaço para uma reportagem no jornal El Mundo que afirmou que Juan Carlos tinha escondido o dinheiro que herdou de seu pai em contas secretas em bancos suíços. A família real disse que analisará as acusações antes de emitir qualquer resposta.

Na segunda semana de abril, um livro que faz várias revindicações vergonhosas a respeito da história pessoal da princesa Letizia, esposa de Felipe, foi publicado. Ele esgotou imediatamente. O livro foi escrito por David Rocasolano, um primo da princesa que trabalhava como advogado dela.

A realeza não é o único alvo a estar sob maior escrutínio: quase nenhum partido político na Espanha tem sido poupado de um inquérito.

Indiscutivelmente, o mais prejudicial ocorreu para o primeiro-ministro Mariano Rajoy e seu Partido Popular, que é acusado de operar um fundo secreto para financiar campanhas. Quase todas as instituições de poder no país foram atingidas pela corrupção e pela desilusão popular.

Ainda assim, a queda da popularidade da família real é provavelmente o exemplo mais marcante. Sua popularidade começou a perder forças em abril de 2012, quando o rei foi obrigado a fazer um pedido de desculpas altamente incomum depois de voltar de uma excursão a Botswana, África, para caçar elefantes, que chamou a atenção do público somente porque ele caiu e quebrou o quadril na viagem.

Um porta-voz da família real disse que estava bem consciente da queda na popularidade da monarquia e do próprio rei, mas também afirmou que a monarquia permanecia mais popular do que muitas outras instituições espanholas. O porta-voz sublinhou os esforços para tornar a casa real mais transparente, incluindo uma maior divulgação de suas finanças, que seria necessária sob uma lei mais ampla que o governo de Rajoy tenta aprovar no Parlamento.

Mas Enriquez, a ex-correspondente para a televisão espanhola, disse que na Espanha de hoje a família real pode ter tido pouca escolha: \"A casa real tem começado a entender que não poderia ficar de fora de uma lei de transparência sem provocar um clamor público.\"

Por Raphael Minder


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições