Antes de cair no mar de Java, o avião da AirAsia de voo número QZ8501 estava sendo dirigido pelo copiloto, segundo informou a CNN. As coisas começaram a dar errado e em apenas 3 minutos e 20 segundos, os alarmes do avião já começaram a soar antes da queda fatal para as 162 pessoas a bordo em dezembro do ano passado.
Nesta quinta-feira, os novos detalhes fora divulgados pelo Comitê de Segurança Nacional de Transporte da Indonésia. Embora seja comum que o copiloto esteja no controle da aeronave, questões importantes ainda permanecem sobre o acidente com o jato AirAsia como “por que o avião fez uma subida íngreme de repente? O fator principal foi o mau tempo?”.
Segundo as investigações, a aeronave estava em boas condições e a tripulação toda era experiente, com certificado.
Sobre os momentos antes da queda, também foi revelado que o avião estava virando à esquerda quase em zigue-zague, quando, então, ascendeu a 37.400 pés em cerca de 30 segundos em uma subida íngreme, disse Ertata Lanang Galih, um piloto sênior e investigador do comitê. Contudo, aviões comerciais não são projetados para subir tão rapidamente, disseram analistas. Ele pode ter subido a uma taxa duas vezes mais rápido que podia e devia, disse um analista à CNN.
Os alarmes de “estol” (ou Stall, em inglês, termo utilizado em aviação que indica a perda de sustentação da aeronave, mostrando que está caindo) soaram até que a queda acontecesse após 4 minutos do primeiro aviso do piloto.
O avião da AirAsia caiu em 28 de dezembro enquanto voava da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura.
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