MENU

Coreia do Norte anuncia que voltará a negociar seu programa nuclear

Coreia do Norte anuncia que voltará a negociar seu programa nuclear

Atualizado: Segunda-feira, 1 Agosto de 2011 as 9:27

O regime comunista da Coreia do Norte informou nesta segunda-feira (1º) que concorda em retomar as discussões sobre seu programa nuclear.

A declaração, publicada pela agência estatal norte-coreana “KCNA”, acontece poucos dias depois de o primeiro vice-ministro de Exteriores, Kim Kye-gwan, ter se reunido em Nova York com o enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth.  

Um porta-voz do Ministério de Exteriores norte-coreano informou que ambas as partes falaram sobre como melhorar as relações entre Pyongyang e Washington e retomar as conversas para o desarmamento nuclear , diz a agência sul-coreana “Yonhap”.

“Os dois reconheceram que a melhora das relações bilaterais e uma resolução negociada e pacífica sobre a desnuclearização da península coreana se ajusta ao interesse de ambas as partes, e acertaram continuar o diálogo”, disse o porta-voz.

As declarações ocorreram no meio de informações sobre uma possível viagem de Bosworth à Coreia do Sul, à China e ao Japão para explicar os resultados das conversas entre Washington e Pyongyang e analisar os próximos passos.

A data das novas reuniões sobre o tema, paralisadas desde dezembro de 2008, não foi revelada. Pyongyang se retirou das negociações oficialmente em abril de 2009, um mês antes de efetuar um segundo teste nuclear.            

veja também